Mocaverse e o renascimento do metaverso

Tudo começou com uma euforia contagiante e expectativas megalomaníacas das big techs de criarem uma utopia futurista a fim de unir os mundos real e virtual. Sim, o metaverso parecia ser mais uma daquelas maravilhas tecnológicas que iriam revolucionar o mundo. Porém a realidade deu um duro golpe naqueles que esperavam lucrar alto com a iniciativa. A não ser por algumas plataformas play-to-earn como Fortnight, que estão mais para videojogos on-line do que para um ambiente virtual 3D compartilhado, a única coisa certa até agora é que iniciativas antes promissoras – como o Second Life e o Sansar – simplesmente não conseguiram alcançar os objetivos definidos por seus desenvolvedores.

Seja em termos de lucratividade ou no desenvolvimento de aplicações úteis, os resultados foram pífios. A falta de interoperabilidade entre plataformas, modelos de monetização insustentáveis, além de uma desconexão inacreditável com a comunidade – o foco estava nos interesses corporativos e não nas necessidades dos utilizadores – foram algumas das justificativas para o fracasso brutal dos metaversos.

Imagem: Reprodução

Quando tudo parecia perdido, eis que surge o Mocaverse, projeto da Animoca Brands, fundo de capital de risco e estúdio de desenvolvimento de projetos web3 . A iniciativa marca um novo paradigma no segmento, a abordar as falhas do passado e impulsionar um metaverso com expectativas de se tornar realmente resiliente e próspero. Com o Moca Coin (MOCA), token distribuído a detentores de NFTs da plataforma (processo distinto do trabalho desenvolvido por mineradores de criptomoedas tradicionais), seus detentores podem participar de uma rede com diversas oportunidades.

Com a união de comunidades, da criação de uma economia cultural vibrante e da governança descentralizada, o Mocaverse está a abrir portas para um universo de possibilidades no mundo digital, com a conexão de pessoas, incentivo à criatividade e construção de um metaverso com chances reais de dar certo. A recente valorização do token MOCA, que chegou a apresentar uma alta de 70% logo após seu lançamento, foi uma demonstração desse potencial. Houve um recuo na sequência, verdade, mas provou-se que os investidores estão interessados no projeto.

O que é o Mocaverse?

O Mocaverse é uma coleção de NFTs da Animoca Brands. Constituída por 8.888 NFTs PFP (imagem de perfil), designados por Mocas, seus detentores podem aceder ao ecossistema da empresa. A ideia é desenvolver um espaço onde todos sob a Animoca Brands possam se conectar, aprender, interagir e crescer juntos.

Para isso, criou-se o conceito das Mocas, seres que vivem em Mocana e são descritas como criaturas corajosas e inventivas. Cada Moca possui habilidades e características únicas necessárias para construir o mundo perfeito do web3. No entanto, para atingir o objetivo final, todos os personagens devem se unir e trabalhar em conjunto.

Imagem: Reprodução

Ao todo, são cinco espécies de Mocas a compor o Mocaverse: os Dreamers (Sonhadores) apresentam novas ideias, significados, imagens e valores que melhoram o ecossistema do metaverso; os Builders (Construtores) transformam as ideias dos Sonhadores em algo tangível e compreensível; os Angels (Anjos) procuram tesouros e oportunidades, ideias executadas pelos Construtores, e colaboram para o seu desenvolvimento; há também os Connectors (Conectores), que fazem a ponte entre Mocana e o mundo exterior, já que o Mocaverse é um ambiente exclusivo, que nem toda a gente pode participar; e, por fim, os New-Capitalists (Neocapitalistas), que fazem a gestão e a distribuição de benefícios aos personagens do Mocaverse.

Diferentemente de outras coleções, os detentores dos NFTs do Mocaverse usufruem de alguns benefícios e regalias exclusivos. Isso inclui acesso aos eventos, masterclasses e seminários da Animoca, além de uma experiência em primeira mão do lançamento de novos projetos e possibilidade de aceder as plataformas web3 da empresa.

Sucesso

É certo que o Mocaverse está a tornar-se rapidamente um dos principais players do web3. Por meio de seus projetos inovadores e foco na comunidade, a iniciativa está a moldar o futuro do web3 e a abrir caminho para um mundo digital mais inclusivo e envolvente. A seguir, veja como a Animoca está a fazer isso.

Moca Academy

A Moca Academy é um portal educacional dedicado a fornecer conhecimentos aprofundados sobre o web3, NFTs e blockchain. Por meio de cursos, workshops e tutoriais, a plataforma capacita os membros da comunidade a navegar com confiança nesse novo paradigma digital.

Mocaverse Play

O Mocaverse Play oferece uma experiência de jogo imersiva e envolvente, onde os usuários podem se divertir enquanto interagem com o mundo e com outros jogadores. Os jogos disponíveis na plataforma variam desde aventuras emocionantes até desafios estratégicos. Há opções de entretenimento para todos os gostos.

Mocaverse Do Good

Com o objetivo de promover o impacto social positivo, o Mocaverse Do Good incentiva os usuários a se engajarem em iniciativas beneficentes. Ao estabelecer parcerias com ONGs e causas relevantes, a plataforma oferece oportunidades significativas para contribuir para um mundo melhor.

Mocaverse Build

O Mocaverse Build é um espaço colaborativo onde os utilizadores podem unir forças para construir o futuro do Mocaverse. Com o uso de ferramentas e recursos de desenvolvimento, a plataforma empodera os membros da comunidade a criar seus próprios projetos, experiências e utilidades dentro do metaverso.

Mocaverse Marketplace

O Mocaverse Marketplace é um mercado vibrante onde os usuários podem comprar, vender e trocar NFTs. A plataforma oferece uma ampla variedade de itens colecionáveis, com avatares, roupas, acessórios e terrenos virtuais, assim, os utilizadores podem personalizar suas presenças no Mocaverse.

Artigos relacionados