Publicações de influenciadores sobre o Euro 2024 geram 368 milhões de visualizações
O Euro 2024 já chegou ao fim, com Espanha uma vez mais vitoriosa. Mas o evento não gerou apenas conversa entre os fãs do futebol durante as partidas. Foi também muita a interacção nas redes sociais e a Primetag revela os números.
As menções dos influencers às selecções qualificadas para as semifinais geraram um Estimated Media Value superior a 69 milhões de euros, com mais de 368 milhões de visualizações no Instagram e no TikTok, juntamente com quase 10 mil conteúdos gerados.
No que toca aos finalistas, Espanha gerou mais de 3 mil conteúdos no Instagram e TikTok sobre os vencedores do Euro 2024, enquanto a Inglaterra teve mais de 2,300 conteúdos nas mesmas plataformas com um Estimated Media Value de 26 e 22 milhões de euros, respectivamente.
A estas selecções seguem-se as que foram derrotadas nas semifinais pelos finalistas. De facto, a selecção alemã obteve mais de 2 mil conteúdos gerados por influencers, com um Estimated Media Value de 13 milhões de euros. Por sua vez, a seleção portuguesa não ficou atrás, gerando quase 2 mil conteúdos com um Estimated Media Value semelhante ao da Alemanha.
Embora Portugal e a Alemanha não tenham chegado à final do campeonato, lideraram em taxa de interacção. Portugal destacou-se no TikTok com um 11.13%, enquanto as demais selecções oscilaram entre o 7% e o 1%. Por sua vez, a Alemanha liderou no Instagram com um 4.54%.
É importante considerar o impacto dos conteúdos gerados por perfis oficiais. Por isso, foram analisados os perfis próprios das selecções de Espanha e Inglaterra. Embora Espanha lidere em publicações no Instagram com mais de 1000 posts, a Inglaterra supera em EMV com mais de 48 milhões de euros face aos 28 milhões de euros de Espanha.
No entanto, no TikTok, o perfil de Espanha lidera tanto em número de conteúdos gerados, com mais de 90 publicações face às 67 de Inglaterra, como em valor estimado, com mais de 900,000 euros face aos 700,000 euros de Inglaterra.