Truques para usar bem o ar condicionado no verão (e poupar uns euros)

A chegada do verão significa, entre muitas coisas, a necessidade de encontrar dispositivos ou fórmulas para baixar a temperatura da casa. Sem dúvida que o mais eficiente é o ar condicionado, contudo a utilização deste mecanismo tem uma enorme desvantagem: o consumo de muita energia. Em comparação, a utilização do ar condicionado chega a ser oito vezes mais cara que ir de férias.

Assim, existem mil e um truques que, no dia a dia, podem ajudar a baixar essa fatura do consumo energético e que é importante conhecer.  Comece por regular a temperatura do aparelho para uma diferença máxima de oito graus em relação ao ambiente exterior. Por outro lado,  tenha atenção ao horário em que liga o ar condicionado. É certo que nas horas de maior calor é quando o há o impulso para carregar no botão, contudo, muitas vezes, esse horário acaba por ser o mais caro  no que diz respeito ao preço do quilowatt. Nada como manter o aparelho ligado nas horas em que o contador da eletricidade soma menos euros, deste modo mantém o ambiente fresco para as horas de maior calor.

Outro dos truques essenciais é ligar-se à app oficial da empresa que presta o serviço de eletricidade na sua casa. Nestes aplicativos, os utilizadores podem encontrar toda a informação, em tempo real, sobre o sistema elétrico. Os gráficos da evolução dos preços ajudam no controlo das subidas e descidas da eletricidade, dependendo da hora do dia.

Geralmente, estes aplicativos permitem definir alarmes e lembretes nas horas mais lucrativas, bem oferecem informações relevantes sobre o consumo.

Com as informações detalhadas sobre os diferentes preços e horários de eletricidade é possível marcar quando é o melhor momento para usar o ar condicionado.

 

Artigos relacionados