Continente: Democratizar o acesso ao desporto
O Continente reforçou a parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), estendendo o acordo de patrocínio até ao Mundial 2030. Paralelamente, foi renovado o acordo de venda de bilhetes com desconto para os jogos das Selecções Nacionais de Futebol e estendido o patrocínio ao Campeonato Nacional Feminino, Liga BPI.
O anúncio entre as duas entidades foi oficializado na Cidade do Futebol, através da assinatura do protocolo entre Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e Luís Moutinho, CEO da MC.
Luís Moutinho sublinhou a importância desta parceria, afirmando que está «particularmente associada à partilha de valores e desígnios comuns como são os de espírito de equipa, da determinação e da resiliência». Já Fernando Gomes destacou que esta colaboração ajuda a promover e desenvolver o futebol em todas as suas vertentes, especialmente o futebol feminino, que tem registado um crescimento significativo nos últimos anos.
A parceria entre o Continente e a Federação Portuguesa de Futebol tem o objectivo de continuar a democratizar o acesso ao desporto, proporcionando momentos inesquecíveis e acessíveis a todas as famílias portuguesas, através da comercialização de bilhetes nas lojas Continente, com descontos associados, materializando a promessa da marca de que o futebol pode ser para toda a gente.
Desde o início da parceria, em 2010, e até ao final de 2023, os descontos oferecidos através da venda de bilhetes corresponderam, em média, a mais de 6 milhões de euros e permitiram encher os 10 maiores estádios do país para apoiar a Selecção Nacional.
O reforço deste acordo de patrocínio até à próxima competição internacional organizada por Portugal – o Mundial 2030 – torna o Continente patrocinador oficial da Selecção Masculina A, da Selecção Masculina Sub-21, e das Selecções Femininas A e Sub-19, 17, 16 e 15. Este ano o patrocínio foi alargado ao Campeonato Nacional Feminino, a Liga BPI, «numa clara posição de querermos garantir a união equitativa do país e a igualdade de oportunidades. Transversalmente, somos parceiros oficiais para a alimentação e nutrição. Esta é uma parceria que partilha valores e interesses comuns, no caso, a mobilização dos portugueses em torno das Selecções » afirma Filipa Appleton, head of Brand & Marketing do Continente, em declarações à Marketeer.
OBJECTIVOS PARA O EURO 2024
O principal objectivo do Continente para as activações do Euro 2024 é focar-se nos consumidores, partilhando valores de portugalidade, união, tolerância e família, que a marca defende há mais de três décadas. A marca pretende tornar financeiramente acessível às famílias a experiência de assistir aos jogos da Selecção Nacional, promovendo a democratização do acesso a estes eventos desportivos.
Para se destacar entre os vários patrocinadores do evento, o Continente está a implementar estratégias que visam envolver os consumidores, criar experiências exclusivas e fortalecer o relacionamento da marca com a comunidade desportiva. Filipa Appleton explica que o Continente está a «oferecer activações relevantes que potenciem o nosso apoio nacional, durante o Euro 2024, sempre centradas no cliente e no espírito de celebração e paixão pelo futebol». Entre as iniciativas destacadas para o Euro 2024, o Continente lançou a campanha “Hat-trick de Descontos” a 10 de Junho. Esta acção, exclusiva para utilizadores da app Cartão Continente, decorrerá até 14 de Julho e permitirá aos clientes ganharem até 1000 euros em saldo Cartão Continente, produtos da Selecção Nacional e cupões de desconto no Continente e nas marcas parceiras do Cartão.
Além disso, o Continente utiliza a plataforma do Euro 2024 para promover gamas de produtos específicos, oferecendo descontos especiais e destacando «produtos que reflectem os valores da marca, como frescura, qualidade e inovação », realça Filipa Appleton.
PÚBLICO-ALVO E IMPACTO
O Continente pretende impactar principalmente as famílias, os adeptos de futebol de todas as idades e consumidores que valorizam a ligação emocional com as Selecções Nacionais. A marca espera que o patrocínio ao Euro 2024 traga «mais-valias, capitalizando a nível de reputação e visibilidade. Ao patrocinarmos as Selecções Nacionais de Futebol, incluindo a participação da selecção masculina no Euro 2024, o Continente demonstra o seu compromisso com o desporto e fortalece a sua ligação emocional com os adeptos portugueses. Pretendemos usar o sucesso e as memórias criadas durante o evento para reforçar a nossa comunicação, destacando a nossa dedicação ao desporto e à comunidade e solidificando a nossa posição como uma marca que apoia e celebra os momentos que unem Portugal».
Filipa Appleton acrescenta que no que diz respeito aos targets «procuramos os clientes habituais do Continente, mas também novos clientes que se possam identificar com as nossas activações e promoções associadas ao Euro 2024».
Com a renovação do protocolo até 2030, o Continente está preparado para continuar a sua missão de democratizar o acesso ao desporto e proporcionar experiências inesquecíveis aos seus clientes. A empresa pretende usar o sucesso do Euro 2024 como um trampolim para futuras iniciativas, fortalecendo a sua posição como um dos grandes patrocinadores de desporto no nosso País.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Euro 2024”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.