Sumol: Um festival onde se é o que se quer ser

A música é uma das formas de expressão com mais significado para as novas gerações e, para muitos jovens, as memórias que vivem nos festivais de Verão duram para sempre. Ao dar nome ao festival “Summer Fest”, Sumol sabe que dá vida a um evento no qual irão acontecer coisas inesquecíveis, e é por isso que este é um festival «desenhado à medida do posicionamento da marca, com liberdade para se ser quem se quiser ser», afirma Rita Geraldes, Marketing manager da Sumol. Para a marca, tem sido esta consistência, ao longo dos anos, que tem ajudado a construir uma percepção clara dos valores da marca Sumol junto do target mais jovem.

Um dos objectivos da estratégia de patrocínios da Sumol ao segmento da música é «aproximar a marca do target mais jovem, de recrutamento, numa plataforma que é altamente relevante para eles». Sumol tem, assim, conseguido aumentar a afinidade junto dos mais novos, sendo mais relevante e estando mais presente no dia-a-dia destes consumidores, para lá do momento do festival de música.

Rita Geraldes acrescenta, ainda, que «este é o festival que marca o início das férias de Verão, em que cada um é livre para ser exactamente como é, incentivado pelo mote “É o que és”. A ligação já histórica da Sumol à música não se esgota no Sumol Summer Fest, mas é neste festival que a marca vai mais longe na comunicação ao longo do ano».

A preparar-se para a 14.ª edição, o Sumol Summer Fest tem também evoluído na experiência que proporciona aos festivaleiros, tentando sempre cruzar o posicionamento da marca, muito alicerçado numa ideia de autenticidade – de liberdade para se viver quem é, com a evolução das tendências do consumidor, no que respeita à música, à forma como se vive a música e como é que se diferencia dos restantes festivais. E para marcar ainda mais esta diferença, está igualmente o contexto onde acontece, fortemente associado a Sumol – a praia. Historicamente, o festival teve uma memorável presença na vila da Ericeira mas, mais recentemente, mudou-se para São João, na Costa da Caparica, conseguindo receber muitos mais festivaleiros!

Esta longevidade na associação da marca à música explica- se pela sua consistência. Para a insígnia, é fundamental ter um conhecimento profundo do consumidor, da sua evolução e de como a marca pode entregar valor nesse caminho. «E isto só acontece quando é claro para o consumidor que o que vive no festival Sumol Summer Fest é o que sente, efectivamente, e são estes os valores da marca», acrescenta a Marketing manager da Sumol.

O MELHOR SUMMER FEST DE SEMPRE

Este ano, as equipas estão a preparar aquele que será «o melhor Sumol Summer Fest de sempre». De acordo com Rita Geraldes, «na presença da marca, queremos garantir que existe uma visibilidade forte e impactante, que surpreende, no recinto do festival e arredores, e que na realidade começa a ser comunicado em Dezembro e vai até ao pós-festival. Estão a ser desenhadas diversas activações que irão surpreender os festivaleiros, sem esquecer que neste festival existe uma simbiose perfeita entre a praia, o surf, o skate, a arte e a dança, territórios muito associados a Sumol, que contribuem fortemente para a riqueza de experiências que se vivem no festival».

Além das activações, o Sumol Summer Fest tem uma forte componente digital, com social media próprio, onde são veiculados todos os conteúdos relacionados com o cartaz, com os throwbacks e com a comunidade de “co-criadores”, que dinamiza muitas destas histórias. Além disso, e em parceria com a promotora Música no Coração, o festival conta com acções de comunicação em TV, exterior e parceria com o media partner SIC.

Segundo Rita Geraldes, esta é igualmente uma oportunidade para focar a essência de outras campanhas. «Claro está, será de esperar que se sinta também a campanha de comunicação recente da Sumol, “Sempre que Brilha o Sol”, no Sumol Summer Fest. Uma campanha que promove a autenticidade que vem de dentro, aquele brilho interior que só deixamos passar quando nos libertamos, à séria, num karaoke! E é isto, exactamente, o que fazemos quando vivemos a música, tanto no carro como no Sumol Summer Fest, quando queremos ser quem somos, sem filtros ou caixas», complementa.

Por fim, a Marketing manager da marca icónica afirma que «é importante focar e ter consistência na estratégia definida para conseguirmos ter uma marca mais sólida a longo prazo. Talvez seja este um dos segredos para uma marca com tão boa saúde aos 70 anos», remata.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.

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