Recordati: A música como elo de ligação entre as marcas e os consumidores

Para a Recordati, estar presente nos mais importantes eventos musicais oferece uma oportunidade única de comunicar as suas marcas e fortalecer as relações com as comunidades criadas em torno de cada marca. De acordo com Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da Recordati, trata-se de chegar a um público «interessado nos valores e nas ideias que o fazem identificar-se com uma determinada marca, num outro momento para além do consumo do produto».

Os festivais são também oportunidades de aproximar ainda mais as marcas das suas comunidades, através de interacções físicas e directas. Mais do que entrar em contacto com a marca, trata-se de fazer com que as pessoas se interessem por ela e estreitem laços.

Rui Rijo Ferreira afirma que «a música cria o valor que as marcas precisam para ganhar a atenção e desenvolverem uma conexão genuína com os consumidores. Além disso, tem o poder de criar conexões sensoriais com as pessoas, e é por isso que este terreno pode ser explorado pelas marcas da Recordati como forma de nutrição de brand awareness. Esta é uma das formas de estabelecer a identidade da marca de uma maneira multissensorial, o que pode complementar os outros aspectos que tornam as marcas reconhecidas pelos públicos. No caso concreto das marcas Recordati, como o Guronsan®, são facilmente identificadas pela associação a eventos musicais».

Para a Recordati, investir na área da Música é relevante porque esta está sempre presente na vida dos consumidores enquanto expressão de emoções. O mesmo acontece no que diz respeito às marcas. «Trata-se de uma forma de gerar buzz junto do nosso público-alvo. Por outro lado, existe o lado funcional e de bem-estar», explica Rui Rijo Ferreira. Significa isto que quem cometer algum excesso alcoólico ou até físico (muitas horas acordado), depois de um festival ou concerto, sabe que pode contar com um “detox” com o Guronsan® ou com um boost de energia para os próximos dias com o GuronEnergy ®. Este é um caso evidente de associação da marca ao evento e de reconhecimento da mesma num momento posterior ao evento.

Tal como no ano passado, a Recordati está presente na edição 2024 do Primavera Sound, no Porto. Para a empresa farmacêutica, este é um evento com uma projecção a nível nacional que junta públicos diversificados e direccionados para os seus produtos (do público mais jovem ao mais sénior, com a oferta adequada à medida de cada necessidade).

«Guronsan® e GuronEnergy® são as marcas que vão estar neste festival, com acções de activação e sampling (só para GuronEnergy®, uma vez que é um suplemento alimentar), junto de pontos estratégicos, para permitir “instagramar” fotos de momentos únicos e inesquecíveis e com a possibilidade de experimentar “in loco” o produto para dar um boost de energia antes de começarem os concertos», explica o director de Marketing da Recordati.

A marca Guronsan® celebra este ano 55 anos de existência, pelo que utilizará os festivais para celebrar a data e reforçar o seu posicionamento como a melhor solução “detox” para recuperar dos excessos. Outra marca a activar é a TransAct ® LAT, com a qual «vamos continuar com o conceito “Liberta_te”, que continuamos a promover nas redes sociais e em activações junto dos nossos públicos-alvo».

As marcas da Recordati estão também presentes, embora de forma mais discreta, na edição 2024 do Rock in Rio. A escolha destes festivais tem por objectivo chegar às gerações mais jovens e a todos os apreciadores de música.

No que diz respeito ao retorno esperado, Rui Rijo Ferreira refere a elevada notoriedade das marcas que já estão presentes nestes festivais há algum tempo, mas também a da própria Recordati enquanto marca institucional.

O director de Marketing da farmacêutica afirma que «as marcas devem estar onde estão os consumidores. Nestes momentos de lazer e bem-estar, o consumidor está mais disponível para percepcionar e vivenciar os valores das marcas. Se os convidarmos a participar em activações que os envolvam, podem ficar ligados às marcas. Assim, os festivais são oportunidades de aproximar ainda mais a comunidade com interacções físicas e directas. Não se trata apenas de entrar em contacto com a marca, mas com pessoas que também se interessam por ela e estreitar os laços com um público fiel. Por exemplo, a marca Guronsan® é percepcionada como irreverente e, de facto, essa irreverência está no ADN da marca, por isso a música, com a sua componente de irreverência, é um território natural para a marca comunicar os seus valores e atributos».

Por estas razões, o investimento da Recordati na música tem um objectivo qualitativo de brand awareness para as marcas da Recordati que se espera que, mais tarde, se transforme em resultados concretos de vendas. Para atingir este objectivo, a marca dá a experimentar o produto nos festivais, no caso dos suplementos alimentares (GuronEnergy® e Magnesio Supremo). Rui Rijo Ferreira acrescenta que «as redes sociais são amplificadoras de brand awareness e geram novas oportunidades de conversão e fidelização. Uma estratégia que dá resultados imediatos, mas que também prepara a base de reconhecimento de marca para outros eventos no futuro».

Por fim, o director de Marketing conclui que «a Recordati pretende continuar a acrescentar valor às marcas através dos eventos musicais que possibilitam experiências grandiosas e marcantes para perfis segmentados de potenciais clientes. Os festivais tornaram-se verdadeiros eventos centralizadores: não só atraindo um público físico de todo o país, mas também a atenção de uma audiência ainda maior nas redes sociais, onde a Recordati pretende estar de uma forma muito presente com as suas marcas. Queremos que Guronsan® continue a ser reconhecido como uma marca irreverente por mais 50 anos».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.