Dois terços das marcas admitem fazer greenwashing
Quase dois terços das marcas (62%) admitem fazer greenwashing (técnica utilizada que passa a ideia de que os produtos ou marcas são sustentáveis quando não o são). A conclusão é de um estudo da Hattrick, encomendado depois das novas regras introduzidas pela Financial Conduct Authority no Reino Unido, para combater o greenwashing.
As conclusões demonstram existir uma dependência excessiva de práticas duvidosas para comprovar o progresso ambiental: 60% dos inquiridos está envolvido em esquemas de compensação de carbono e 63% afirma se neutro em carbono.
Apesar do seu optimismo, 63% dos participantes (profissionais de marketing B2B) na pesquisa está preocupado com as afirmações que faz, enquanto 30% diz que o faz seguindo instruções de gestores mais seniores.
«O greenwashing não é apenas uma questão ambiental – é um problema empresarial», diz Malin Cunningham, fundador da agência de marketing de conteúdo Hattrick, citado pela Marketing Week. «Se as empresas puderem continuar a fazer afirmações infundadas – embora involuntariamente – é injusto do ponto de vista comercial.»