Ambientalistas processam Tesla por poluição do ar
A Tesla vai ser processada pela organização sem fins lucrativos Environmental Democracy Project, que alega “falhas contínuas em cumprir com a Lei do Ar Limpo” (Clean Air Act) na fábrica de montagem da empresa de veículos eléctricos em Fremont, na Califórnia.
De acordo com a NCBC, o grupo ambientalista acusou a marca fundada por Elon Musk de violar essa lei “centenas de vezes desde Janeiro de 2021, emitindo poluição prejudicial para os bairros em torno da fábrica”.
Embora a base da Tesla assente nos benefícios climáticos de conduzir veículos eléctricos, as suas práticas de fabricação têm sido criticadas por ambientalistas há vários anos. Neste sentido, ficou na 89.ª posição na lista de 2023 dos 100 Maiores Poluidores do Ar, um estudo anual conduzido pelo Political Economy Research Institute da Universidade de Massachusetts.
Além disso, foi processada por 25 condados na Califórnia pela sua gestão de materiais perigosos em instalações em todo o estado no início deste ano. E na Alemanha, ambientalistas também têm protestado contra a desflorestação feita pela Tesla para construir uma fábrica nos arredores de Berlim, bem como contra o consumo de água feito pela empresa.