Anel Trindade da Cartier foi criado há 100 anos. Veja a reinvenção da marca para comemorar
O anel Trindade da Cartier completa 100 anos e a marca assinala o aniversário com uma nova colecção que reimagina o acessório com formas quadradas e conjuntos de puzzles. O design é composto por três anéis de ouro separados, fundidos com uma técnica que os torna inseparáveis.
A Trindade, nascida como um anel e mais tarde transformada noutros tipos de jóias, como pulseiras, brincos e pingentes, tem um século e ainda mantém o mistério que tornou possível a sua origem. Três anéis, cada um feito de um ouro diferente (branco, amarelo e rosa), que são independentes, mas inseparáveis.
«Começámos sem nos impormos a obrigação de produzir um resultado a todo o custo. Se o novo design despertasse o nosso interesse, segui-lo-íamos sem restrições. Mas se nada nos convencesse, concordávamos em não forçar a questão», explica, citada pelo Expansión, Marie-Laure Cérède, directora de Design de Joalharia e Relojoaria da Cartier, relativamente à missão quase impossível de fazer uma nova abordagem a uma peça com tanta história.
A equipa de design tomou esta ideia como ponto de partida para ver até onde poderia ir sem perder a essência do anel, revela a mesma fonte. Assim, a peça que mais chamou a atenção foi a Trinity cushion. Trata-se de uma solução fiel ao conceito original, mudando apenas a sua forma geométrica. Segundo Marie-Laure Cérède, esta Trinity almofadada resulta da escolha de um processo criativo diferente do tradicional, substituindo o esboço desenhado à mão por uma construção tridimensional, tal como faria um artesão de cerâmica.
Esta nova forma Trinity surge em dois tamanhos de anel, com versões simples ou com diamantes. A colecção completa-se com duas peças mais tradicionais: uma nova versão XL tanto do anel original como da pulseira.