Prémio ANADIAL-SPN distingue investigação na área da doença renal
Já estão abertas as candidaturas para a 3.ª edição do prémio ANADIAL-SPN, que este ano vai reconhecer o melhor projecto de investigação na áreas das doenças renais. As candidaturas poderão ser submetidas até 31 de Agosto.
Promovido pela Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), este prémio anual tem como objectivo incentivar a realização de estudos clínicos e avaliações epidemiológicas na área da Insuficiência Renal Crónica, em particular no âmbito da prevenção e da melhoria de cuidados da doença renal crónica.
Poderão candidatar-se a este prémio trabalhos que consistam em análises interinas de estudos epidemiológicos em curso (desde que estas análises estivessem previstas no desenho do estudo e os resultados sejam relevantes); trabalhos já terminados; ou projectos de investigação em fase de arranque. Os projectos candidatos serão avaliados por um júri composto por seis elementos, sendo que o vencedor receberá um prémio no valor de 10 mil euros.
«Com esta iniciativa pretendemos contribuir para aumentar o conhecimento científico sobre a doença renal crónica em Portugal, as suas causas e a população abrangida, tendo em conta a elevada incidência e prevalência de doentes com esta doença, sobretudo nos estádios mais avançados, e a ausência de investigações clínicas e estudos epidemiológicos relevantes nesta área», refere em comunicado Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL.