“Extremamente prejudicial”. Marca de vodka testa os limites da transparência no marketing
E se, tal como nos rótulos dos maços de tabaco, as garrafas de bebidas alcoólicas contivessem mensagens a alerar para os riscos para a saúde associados ao consumo de álcool? Este foi o ponto de partida para o mais recente lançamento da marca sueca Alcoholic Vodka, que pretende provocar o debate acerca da ética no marketing.
A marca Alcoholic Vodka foi lançada em 2021 por Johan Pihl e Magnus Jakobsson (director criativo da Nord DDB), que têm mais de 30 anos de experiência na indústria criativa, com o objectivo de avaliar se as marcas podem ou não ser mais honestas na promoção que fazem dos seus produtos. «Estamos interessados nos limites da transparência. Os consumidores, hoje, são muito mais informados e estão mais interessados na honestidade e transparência», explica Johan Pihl, citado pelo The Drum.
Para testar então os limites da transparência no marketing, os dois criativos decidiram lançar uma garrafa de vodka que contém, no rótulo, avisos sobre as seis principais doenças relacionadas com o consumo excessivo de álcool, desde doenças do fígado a distúrbios de saúde mental, passando por problemas cardiovasculares. Já na tampa, pode ler-se a mensagem “extremamente prejudicial”.
Além disso, quem tentar entrar no site da Alcoholic Vodka depara-se com a seguinte mensagem: “Este site promove um produto extremamente prejudicial chamado Alcoholic Vodka. Pode causar uma variedade de doenças graves. Existem muitas excelentes alternativas a esta bebida perigosa. Por favor, pense duas vezes antes de entrar. Mas se optar por entrar, por favor não faça uma encomenda. Obrigado.”
Aparentemente, a mensagem não foi levada à letra pelos consumidores: o lote inicial de 1000 garrafas produzidas já foi vendido. De acordo com os fundadores da Alcoholic Vodka, todo o dinheiro será investido no desenvolvimento do produto e do projecto, com o objectivo de continuar a sensibilizar para os perigos associados ao consumo de álcool.