6 benefícios do ácido azelaico para a sua pele

MARKETEER CONTENTS

O ácido azelaico é um ingrediente versátil e eficaz incorporado em múltiplos produtos de cuidados da pele, tendo-se revelado bastante benéfico no que concerne toda uma série de preocupações dermatológicas.

Ao longo deste artigo, exploraremos um total de seis benefícios do ácido azelaico para a sua pele, simultaneamente sublinhando as suas importância e versatilidade face a rotinas de cuidados da pele e destacando um produto de qualidade, altamente recomendado, como é o ácido azelaico The Ordinary.

Top 6 benefícios do ácido azelaico

1. Combate a acne e limpa os poros

O ácido azelaico é conhecido pelas suas propriedades antibacterianas, que desempenham um papel fundamental no combate às bactérias responsáveis por surtos de acne.

Este ingrediente ajuda a regular a produção de sebo, promovendo, ao mesmo tempo, uma esfoliação suave, a redução de oleosidade, a remoção de células mortas acumuladas nas camadas superficiais da epiderme e o desbloqueamento dos poros, resultando, assim, numa pele mais limpa e saudável.

2. Reduz a hiperpigmentação e equilibra o tom da pele

Um dos benefícios do ácido azelaico merecedor de maior destaque é a sua capacidade de inibir a produção de melanina.

Este aspeto contribui para a redução de pontos negros e da hiperpigmentação, conduzindo, desta forma, a um tom de pele mais equilibrado, o que faz com que seja uma escolha segura para o tratamento de melasmas e demais questões relacionadas com pigmentação.

3. Apazigua a inflamação e a vermelhidão

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o ácido azelaico é eficaz no apaziguamento da pele irritada, avermelhada e inflamada.

Tal faz do mesmo uma excelente opção para doenças da pele como rosácea, por exemplo, proporcionando alívio e reduzindo a inflamação.

4. É dotado de propriedades antioxidantes

O ácido azelaico possui também propriedades antioxidantes, protegendo a pele dos danos provocados por radicais livres.

Isto contribui para a prevenção do envelhecimento prematuro e mantém o bem-estar geral e a vitalidade da pele.

5. Melhora a textura da pele

A utilização regular do ácido azelaico melhora significativamente a textura da pele, tornando-a mais suave e refinada.

Contribui também para a esfoliação da pele e para estimular a renovação celular, fomentando, assim, um aspeto mais jovem e delicado.

6. É seguro utilizá-lo em peles sensíveis e durante a gravidez

O ácido azelaico é conhecido pela sua composição segura, sendo consideravelmente menos irritante, comparativamente a outros ácidos de cuidados da pele como o glicólico ou o retinoico.

A sua composição delicada torna-o apto para tipos de pele sensíveis e para ser utilizado durante a gravidez, oferecendo, desta forma, uma solução de cuidados da pele eficaz, sem que incorra no risco de experienciar efeitos secundários.

Como incorporar ácido azelaico na sua rotina de cuidados da pele

O ácido azelaico pode ser encontrado em múltiplos formatos, incluindo cremes, géis e séruns, enquadrando-se nesta última categoria o ácido azelaico The Ordinary – uma suspensão de 10% que melhora a condição da pele com um tom irregular e propensa a imperfeições, simultaneamente iluminando e uniformizando o tom de pele baço, para além de minimizar a vermelhidão e suavizar as superfícies irregulares e ásperas da pele.

Uma vez que não é fotossensível, pode utilizá-lo durante o dia sem correr o risco de sofrer danos na pele por ação solar; contudo, é fundamental combiná-lo com protetor solar de fator elevado, para que os raios ultravioleta não provoquem estragos.

Apesar dos seus benefícios, é possível que venha a sentir um ligeiro formigueiro durante a aplicação, embora o mesmo acabe por diminuir com o tempo, à medida que a pele se ajusta ao tratamento.

De modo a conseguir os melhores resultados e evitar potenciais efeitos secundários, é recomendado que siga as instruções do seu médico dermatologista quando introduzir o ácido azelaico na sua rotina de cuidados da pele.

Aplique uma pequena quantidade duas vezes por dia, de manhã e à noite, na pele previamente limpa, antes de aplicar óleos e cremes; espalhe por todo o rosto, mas evite o contorno dos olhos e o contacto com os olhos e a boca.

Se ocorrer irritação, lave imediatamente, interrompa a utilização e consulte um médico, devendo evitar aplicar na pele descamada, sensível ou irritada; é aconselhável efetuar um teste inicial de tolerância.

Para concluir

O ácido azelaico é um ingrediente poderoso e multifuncional utilizado em produtos de cuidados da pele que se destina ao tratamento de uma variedade de problemas dermatológicos, da acne e hiperpigmentação a inflamações.

A compatibilidade deste produto com a pele sensível, conjugada com a sua utilização segura durante a gravidez, sublinha a importância de o incluir na sua rotina de cuidados da pele.

Artigos relacionados