Decathlon quer reduzir impacto no planeta com modelo de negócio circular
A Decathlon, presente em 70 países, assinou o Compromisso de Consumo Sustentável da Comissão Europeia (anteriormente designado “Compromisso para o Crescimento Verde”), pois acredita que devem ser tomadas medidas mais robustas para reduzir a dependência humana de recursos finitos e promover a economia circular, em ciclo fechado.
Com mais de 150 mil colaboradores a nível mundial, a marca está a trabalhar para reduzir o seu impacto no planeta através da produção, transporte, distribuição e utilização dos produtos que comercializa.
Os novos modelos de negócio circulares que procuram aumentar a escala dos produtos de segunda vida, o aluguer e o aluguer por assinatura (subscrição), juntamente com a reparação e as peças sobressalentes com o objectivo de prolongar a vida útil dos produtos, já estão a ser implementados em vários mercados. Em Portugal, o serviço de subscrição estará disponível ainda este ano.
«O Compromisso de Consumo Sustentável representa o nosso compromisso renovado de mudar a forma como fazemos negócio. Ao descarbonizar a nossa atividade e desenvolver um modelo de negócio que promova uma economia circular, podemos reduzir o impacto que temos no ambiente e liderar a mudança na indústria para nos tornarmos um farol para um futuro mais sustentável», refere, em comunicado, Anna Turrell, Chief Sustainability Officer da Decathlon.