José Neves deixa a Farfetch
José Neves, o fundador da Farfetch, demitiu-se do cargo de CEO daquele que é considerado o primeiro unicórnio com ADN português. A notícia foi inicialmente avançada pelo WWD, que revela que o cargo não será substituído e que o empresário continuará a desempenhar um papel de consultor. Daqui para a frente, a Farfetch será supervisionada por Bom Kim, fundador da Coupang, que finalizou a compra da plataforma de moda de luxo e disponibilizou 500 milhões de dólares para ajudar a reerguê-la.
Esta mudança é acompanhada por um conjunto de despedimentos, embora ainda não seja certo quantas pessoas sairão da empresa, que se seguem aos lay-offs praticados durante a pandemia e a uma recente leva de trabalhadores que deixaram a empresa, incluindo Elizabeth Von Der Goltz, chief Fashion and Merchandising officer na Farfetch e CEO da Browns, e Kelly Kowal, head of Farfetch Platform Solutions.
Numa mensagem enviada aos colaboradores na passada terça-feira, José Neves referiu que a decisão de deixar o cargo de CEO «foi difícil», mas acredita que a empresa «fica em excelentes mãos». Para o profissional, o caminho que começa agora a ser traçado «ajudará a fortalecer» a Farfetch.
José Neves fundou a Farfetch em 2008 e, seis anos depois, a empresa tornou-se um dos poucos unicórnios no Reino Unido com uma valorização de mil milhões de dólares. Ao longo dos anos, a empresa chegou aos 24 mil milhões de dólares, mas tudo mudou no final de 2023, deixando o fundador e os investidores sem fundos.