O novo livro de Pedro Strecht fala sobre os “Pais Suficientemente Bons”

O pedopsiquiatra português Pedro Strecht regressa às estantes das livrarias com “Pais Suficientemente Bons”. Este é o quarto livro do autor publicado pela Contraponto e estará à venda a partir de 22 de Fevereiro.

Em Pais Suficientemente Bons, Pedro Strecht revela uma visão transformadora da parentalidade e aborda a incessante busca pela perfeição dos pais modernos e a pressão resultante sobre os filhos para alcançarem a excelência em todos os aspectos da vida.

Baseando-se na premissa do conceito “suficientemente bom” do pedopsiquiatra britânico Donald Winnicott, Pedro Strecht explora os efeitos negativos da constante demanda pela perfeição na relação entre pais e filhos. O autor destaca a ironia da ânsia pela perfeição, mostrando como, longe de garantir a felicidade, ela resulta numa sociedade à beira do burnout, ansiosa e deprimida.

O livro argumenta que é urgente repensarmos as nossas prioridades, deslocando o foco do material para o emocional, enfatizando a qualidade da educação, o tempo em família e os valores essenciais como a honestidade, a solidariedade e a compaixão.

Artigos relacionados