41% dos portugueses reduz refeições fora de casa
O recente estudo da NielsenIQ “Hábitos de Consumo OOH (Out Of Home)” revela que 41% dos consumidores em Portugal reduziu o consumo de refeições fora de casa. O aumento dos preços e do custo de vida em geral são os principais motivos apontados pela maioria dos inquiridos (62%) para a diminuição da frequência de estabelecimentos de restauração e similares.
O impacto da inflação, das estratégias de poupança das famílias e das novas motivações e exigências dos consumidores estão entre as outras causas que levaram à redução de consumo de refeições fora de casa.
De acordo com os dados, o gasto médio por refeição ao almoço é de 12,04 euros e ao jantar de 17,21 euros. Os atributos mais importantes no momento de escolha do local são a qualidade da comida e o preço, seja para uma refeição ou outra.
No que toca à frequência com os portugueses comem fora de casa, 59% fá-lo pelo menos uma vez por semana, mas a periodicidade com que o fazem está a diminuir.