Grupo Bel: Fazer o bem, bem feito
Há mais de 70 anos presente nas vidas e coração dos portugueses, Terra Nostra é hoje uma marca de lacticínios açoriana de referência, com queijo, leite e manteiga, cada vez mais presente na vida dos portugueses. Uma marca sustentada pela naturalidade da sua origem, pela qualidade e sabor dos seus produtos e pela sua missão de fazer “O Bem, bem feito”.
De forma a promover o desenvolvimento e a valorização do sector leiteiro, assente na pastagem 365 dias por ano, com as melhores práticas de sustentabilidade ambiental, social e de bem-estar animal, nasce, em 2015, o Programa Leite de Vacas Felizes, exclusivo da marca Terra Nostra. Um programa de cooperação com os produtores de leite, que surge com o propósito de promover o desenvolvimento e valorização de quem tão bem cuida da nossa terra e animais, fomentando a sustentabilidade ambiental e económica das explorações e promovendo uma cadeia de abastecimento justa, assente na criação de valor.
Todos os produtores do Programa Leite de Vacas Felizes são auditados por uma entidade externa, a Société Générale de Surveillance (SGS), responsável pela sua certificação. Pela aplicação das melhores práticas de produção leiteira, os produtores Terra Nostra são recompensados com uma valorização no preço do seu leite e têm um acompanhamento técnico e veterinário dedicado, garantindo que as vacas recebem todos os cuidados de saúde e higiene e são tratadas com muita dedicação.
E se a nível nacional a marca se orgulha de não existir um programa que se iguale ao de Terra Nostra, a nível internacional ele é considerado uma best practice, segundo revela Yvan Mendes, Marketing manager da Terra Nostra. Terra Nostra ambiciona, assim, «ser a marca de lacticínios mais sustentável do mundo». Uma marca verde de referência em sustentabilidade e que trabalha para entregar o melhor que a pastagem tem para oferecer em produtos cheios de naturalidade. «São as pessoas e o seu bem-estar que nos move e é por elas, e com elas, que escolhemos fazer o bem. Ambicionamos ser uma marca verde de referência para garantir um futuro mais verde a estas e às gerações vindouras», acrescenta Yvan Mendes.
CINCO PILARES, UM COMPROMISSO
Terra Nostra tem a visão de sustentabilidade assente no Programa Leite de Vacas Felizes, uma parceira com os seus produtores de leite, comprometidos com cinco pilares: A Pastagem, Bem-estar Animal, Qualidade e Segurança Alimentar, Produção Sustentável e Produtores Recompensados. «O bem-estar animal é a base. Acreditamos na pastagem enquanto método de alimentação natural, que promove a sustentabilidade ambiental, o bem-estar animal e a riqueza nutricional do leite», refere o mesmo responsável. As vacas Terra Nostra vivem ao ar livre, em comunidade junto de outras vacas, têm uma alimentação natural à base de erva, 365 dias por ano, além de acesso permanente a água. A marca foi, por isso mesmo, reconhecida internacionalmente com a distinção Good Dairy Commendation, atribuída pela ONG Compassion in World Farming (CIWF), pelo trabalho desenvolvido no Programa Leite de Vacas Felizes.
«Temos muito orgulho em ter lançado, em 2021, a gama Terra Nostra Biológico, exclusiva de vacas felizes que vivem em pastagens biológicas 365 dias por ano. Um método agrícola natural e sustentável, que protege os solos e a biodiversidade.
Reconhecidos pelo seu trabalho em bem-estar animal, assegurando vacas felizes que vivem ao ar livre 365 dias por ano, os produtores de Terra Nostra Biológico conquistaram uma das mais exigentes certificações em bem-estar animal de pastagem, por parte de A Greener World, sendo a primeira empresa portuguesa a obter esta certificação», sublinha Yvan Mendes. Reconhecida este ano com o Prémio Nacional de Agricultura 2022 na categoria Agricultura Sustentável – um prémio com a chancela do Ministério da Agricultura – pelo trabalho desenvolvido pela Terra Nostra no âmbito da produção de lacticínios, a Bel Portugal vê na pastagem o método mais responsável de produzir leite e tem um projecto-piloto de Agricultura Regenerativa com um objectivo ambicioso: até 2030, toda a gama de produtos Terra Nostra deve ser produzida com leite resultante de práticas de agricultura regenerativa, regenerando o solo, protegendo a biodiversidade e os recursos naturais nos Açores.
«Estamos comprometidos em salvaguardar os recursos naturais dos Açores para as próximas gerações, através do incentivo à utilização de fontes de energia renováveis, de uma correcta utilização dos solos e protecção dos recursos hídricos. Acreditamos na sustentabilidade e que tudo começa no respeito pela natureza e pelas gerações vindouras», reafirma Yvan Mendes.
A CAMPANHA “LIGUE AO EDUARDO”
A campanha “O Número do Eduardo” pretendeu tornar real a promessa e posicionamento da marca, mostrando como Terra Nostra faz “o Bem, bem feito”. Por isso, a marca decidiu abrir a conversa a quem melhor conhece a qualidade dos produtos, as pastagens e os métodos de produção: o Eduardo, um dos 140 produtores certificados pelo Programa Leite de Vacas Felizes.
Como explica Yvan Mendes, espalharam «o número do Eduardo por todo o lado. Quem lhe ligou, deparou-se com um número ocupado, impedido ou desligado. Porque, na verdade, o Eduardo está sempre de volta das vacas e das pastagens e não tem tempo para telemóveis. No entanto, o Eduardo deixou alguns voicemails no mais puro sotaque micaelense. Quem o ouviu até ao fim foi desafiado a deixar uma mensagem e habilitou-se a ganhar uma viagem aos Açores». O plano de comunicação foi desenvolvido em três momentos, para criar notoriedade, consolidar o posicionamento da marca e criar envolvimento. O storytelling do Eduardo permitiu convidar o consumidor a interagir com os valores e a missão da marca. Esta campanha foi um convite aos portugueses para irem à ilha das vacas felizes. Os portugueses responderam ao desafio e deixaram mais de 15 horas de mensagens áudio. Durante o Verão, 10 felizardos conheceram o Eduardo, a Dondoca, a Esmeralda, os pastos verdejantes e a ilha das vacas felizes. Puderam, dessa forma, certificar-se que “Fazer o Bem, bem feito” não é só conversa. «Estamos muito felizes com a aposta nesta campanha que teve como objectivo mostrar a veracidade, naturalidade e a forma de actuação da Terra Nostra», revela o profissional.
Com uma mecânica semelhante a acções anteriores, a campanha superou as expectativas, melhorou os níveis de envolvimento com a marca e contribuiu para o reforço do posicionamento e imagem de marca sustentável: fazer o bem aos animais, natureza e produtores.
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Em 2015, quando nasceu o Programa Leite de Vacas Felizes, os produtores encaravam a actividade como um negócio transmitido de pais para filhos. Segundo o responsável, a abordagem era muito tradicional, o que se reflectia no tratamento dos animais e na gestão do leite. Desde aí até hoje, a marca, de mãos dadas com os produtores de leite, deu passos significativos com certificações de bem-estar animal, introdução da agricultura regenerativa e pastagens sustentáveis, entre outras iniciativas.
O compromisso da Bel Portugal e da Terra Nostra, com os Acordos de Paris e a contribuição para a neutralidade carbónica em 2050 desencadeou vários projectos, entre eles a auditoria da pegada de carbono aos produtores de leite, a monitorização da pegada “do prado ao prato”, as alterações ao nível das embalagens para substituição ou redução de material, ou a instalação de uma caldeira de Biomassa no próximo ano, que visa uma redução de 80% nas emissões de carbono ao nível fabril.
«É um orgulho enorme a caminhada que a marca tem feito enquanto marca verde. Ao contribuir para a valorização dos Açores e para o desenvolvimento sustentável dos produtores de leite, apoiamos a economia local e garantimos um futuro melhor para todos», conclui Yvan Mendes.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 329) da Marketeer.