Mercado global de publicidade vai representar 812 milhões de euros em 2023
O relatório This Year Next Year (TYNY), desenvolvido pelo GroupM a nível mundial, antecipa que o mercado global de publicidade irá representar 812 mil milhões de euros em 2023, um valor que corresponde a um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior.
De acordo com o estudo, a categoria de grande consumo (Fast Moving Consumer Goods – FMCG) será a que mais irá contribuir para os investimentos realizados em publicidade, correspondendo a 19,7% do índice total. Este valor deve-se, em grande parte, ao facto de algumas das maiores empresas do sector terem mantido as suas estratégias de investimento em media, apesar do contexto de inflação vivido ao longo do ano.
Na segunda posição, surgem as digital endemics, categoria que define as empresas cuja principal actividade é desenvolvida através da internet, que foram responsáveis por 10% dos investimentos realizados em publicidade. No entanto, este valor não inclui empresas como a Amazon, Google ou a Meta – esta última projectada a representar 14,6% das receitas em publicidade a nível mundial.
Seguem-se as categorias de Media & Entretenimento (7,4%), de Tecnologia (5,5%) – sector que engloba desde consultoras de Tecnologias de Informação (IT) a manufactoras de consolas de videojogos, e na qual a Inteligência Artificial tem cada vez mais peso -, e Auto, que se prevê que representará 4,8%.
Além destas projecções, o relatório analisa o cenário em constante mudança do Customer Marketing, destacando a importância da necessidade de criar relações mais profundas e diretas entre os anunciantes e os seus clientes.