MDS: Desenvolver uma cultura de dados
A era digital trouxe uma avalanche de dados, estando as empresas cada vez mais conscientes do valor que estes detêm. Nesse contexto, a MDS tem percorrido um caminho consistente, reconhecendo a importância dos modelos preditivos como catalisadores para a inovação interna e da excelência do serviço que presta na área da consultoria e corretagem de seguros.
Recentemente, a MDS deu um passo importante na exploração do potencial dos dados que recolhe diariamente, transformando números em insights valiosos, com a implementação do piloto do modelo “Next Best Offer” (NBO).
«Esta ferramenta, baseada em modelos preditivos, constitui um ponto de viragem para a MDS. Ao analisar o comportamento dos clientes, preferências e histórico de compras, o modelo foi capaz de antecipar as suas necessidades individuais e oferecer as soluções de seguro mais adequadas, no momento certo. Os resultados iniciais falam por si: um aumento notável de 66% na aceitação do produto e um impressionante crescimento nas vendas. Com base nestes bons resultados, a MDS prevê agora alargar o projecto piloto a um maior número de clientes, visando a optimização constante dos resultados do modelo preditivo», explica Allan Rocha, director de Qualidade e Análise de Dados da MDS Portugal.
Internamente, a implementação bem-sucedida do NBO não só reforçou o negócio, como inspirou uma mudança cultural significativa na MDS. Reconhecendo a importância contínua dos dados, a empresa prosseguiu a sua estratégia e criou um grupo interno de trabalho, unindo as áreas de Marketing, Business Intelligence e Qualidade e Análise de Dados. Objectivo: desenvolver programas de formação e divulgação das acções e campanhas internas, para fortalecer uma cultura de dados na organização.
A sinergia entre estas equipas é fundamental para assegurar que todos os colaboradores compreendem a importância dos dados nas suas actividades diárias. Nesse sentido, estão a ser implementados programas de formação para capacitá-los para interpretar e utilizar eficazmente as informações disponíveis, promovendo uma tomada de decisão mais informada e alinhada com os objectivos estratégicos da empresa.
Além disso, a divulgação de acções e campanhas internas está a ser desenvolvida para garantir que todos os departamentos estejam a par destas iniciativas baseadas em dados. Esta abordagem proactiva visa envolver todos os colaboradores, da administração às equipas operacionais, assegurando uma implementação abrangente e a adopção entusiástica de uma “cultura de dados”.
«O objectivo final é transformar a empresa num ambiente onde a análise de dados não seja apenas uma prática isolada, mas sim uma parte integrante do processo decisório quotidiano. Ao criar uma cultura de dados sólida, a MDS não apenas potencia o impacto positivo dos modelos preditivos, como prepara as suas equipas para se adaptarem proactivamente às mudanças e inovações contínuas do sector segurador », destaca.
No entanto, não são expectáveis apenas ganhos no âmbito interno. Os clientes da MDS experienciam agora um serviço mais personalizado. Este é um exemplo claro de como a tecnologia, quando aplicada correctamente, não apenas beneficia a empresa, como ainda cria valor tangível para os seus clientes.
Este posicionamento inovador da MDS levou a que recentemente tenha sido reconhecida pela Federação das Associações de Riscos e Seguros na Europa (FERMA) com a nomeação para a categoria de Broker Innovation of The Year. Uma distinção que valida o sucesso da MDS na sua jornada preditiva e destaca a empresa como líder visionária no sector segurador em que se insere.
Estes desenvolvimentos impressionantes destacam a importância de investir em modelos preditivos e de análise de dados. A MDS tem vindo a demonstrar como a integração dessas tecnologias pode não só impulsionar os resultados internos, mas também melhorar significativamente a experiência do cliente.
«Desta forma, a MDS está a contribuir para a transformação do futuro do sector segurador através da inovação orientada por dados. A jornada preditiva da MDS prova que, quando se trata de dados, o potencial para a transformação é verdadeiramente ilimitado», sublinha Allan Rocha.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Novembro (n.º 328) da Marketeer.