Voluntários e organizações vão poder contabilizar horas de voluntariado com nova app
No Dia Internacional do Voluntário, que se celebra a 5 de Dezembro, é lançada uma nova app associada ao Cartão de Voluntário, que permite o registo de todos aqueles que praticam voluntariado, a contabilização das horas que dedicam a causas e ainda garante vantagens para as organizações com as quais colaboram.
“Pessoas extraordinárias merecem um cartão extraordinário” é o mote da campanha de comunicação que vai permitir que o tempo dos voluntários passe a ser duplamente valorizado e contabilizado.
Para além de registar todas as horas dedicadas ao voluntariado, esta nova aplicação vai permitir que o número de horas de voluntariado seja convertido em pontos que revertem para as entidades sem fins lucrativos e que poderão ser trocados por benefícios e descontos oferecidos por empresas da área da energia, da distribuição alimentar, das telecomunicações e outras que adiram ao projecto.
A nova aplicação é uma iniciativa da ENTRAJUDA, em parceria com a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e a CPV – Confederação Portuguesa do Voluntariado, com tecnologia desenvolvida pela INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, com apoio da Outsystems, da DNS.pt e da AKT.
Assim, a partir de hoje, os voluntários, cujo número em Portugal, de acordo com dados de 2018 no INE é estimado em mais de 695 mil pessoas, com mais de 15 anos, poderão descarregar a app no Google Play e na App Store e passar a registar o tempo disponibilizado, através de um QR Code disponível nos locais onde irão realizar acções de trabalho voluntário.
A app está ligada ao portal do voluntário (cartaodevoluntario.pt) que inclui uma área pessoal na qual os voluntários podem consultar o seu percurso de voluntariado e obter declarações que atestem a sua participação nas diversas iniciativas. O portal terá também uma área dedicada às Organizações Promotoras, que podem fazer registo dos seus voluntários e ter conhecimento das horas de trabalho recebidas.
«Todos nós doamos horas a instituições e sabemos também que muitas instituições não têm forma contabilizar essas mesmas horas, este cartão e esta app vão permitir acompanhar mais de perto as horas que são doadas efetivamente às causas», diz, em comunicado, Fernanda Freitas, porta-voz do Cartão de Voluntário. «Pretendemos acompanhar on-time o voluntariado que é feito e poder desenvolver projectos cada vez mais precisos e adequados à solidariedade necessária.»