Marketing todo-o-terreno
Por Lídia Amorim, Chief Marketing Officer na Chaviarte
Ao som de Change is coming – Bear Jackson
Defender a ideia de que Marketing se faz no papel, é como defender a ideia que política se faz na secretária.
Tal como os políticos devem sair à rua para fazer campanha, os Marketeers devem sair para o terreno. E se pensa que falo apenas de inspiração, engane-se porque o Marketing não é meramente inspiracional. Na verdade, se sabe de Marketing sabe que a estratégia, o planeamento e a gestão financeira dele fazem parte e são as bases cruciais. A parte criativa vem no desenrolar de um processo, sendo esta a mais aspiracional de quem idealiza numa carreira de Marketeer.
O que aqui hoje venho dizer, ao som de Change is coming de Bear Jackson, é que tal como um músico se inspira nas pessoas e no seu quotidiano, nas vidas, nos acontecimentos ou nas relações humanas, um Marketeer deve fazer o mesmo. Sair para outros departamentos, conversar com todos os que da empresa fazem parte, conhecer o seu ambiente interno e trabalhar no seu ambiente externo, observando clientes, comportamentos.
Travar o ímpeto de cargos e secretárias.
Trabalhar na humanização e promover a mudança.
A minha proposta é que em 2024 se crie uma definição de Marketing, sim aquele o todo-o-terreno, que passa por todas as áreas, com força e convicção, filtra e desbrava um novo caminho.
Lets make a change?