Comboio Presidencial está de volta com novo projecto, mas responsáveis vão ser levados a tribunal
Foi em Outubro de 2022 que o projecto The Presidential Train percorreu pela última vez os carris do Douro, com 16 viagens exclusivas, no comboio histórico Comboio Presidencial. Agora, a mesma locomotiva usada para esta iniciativa volta ao activo, mas pela mão de uma parceria que junta a CP, o Museu Nacional Ferroviário (FMNF) e o chef Chakall.
No entanto, em comunicado, a LOHAD, empresa detentora do The Presidential Train, esclarece que não tem qualquer participação no novo formato lançado e afirma que as entidades vêm “utilizar de forma não autorizada o património intelectual da empresa e o reconhecimento mundial do projecto, causando-lhe danos reputacionais elevados”.
O reavivar do Comboio Presidencial dar-se-á com um menu assinado por Chakall, passará por dez quintas e vários restaurantes da região, segundo revela o presidente da CP, Pedro Moreira, ao Expresso. O pack fica por 750 euros para quem quiser experienciar a viagem.
A LOHAD acrescenta que “esta iniciativa da CP/FMNF/Chakall apresenta, intencionalmente, uma confundibilidade estratégica com o projecto desenvolvido durante anos” pela empresa. Desta forma, irá avançar para as “instâncias judiciais competentes, nacionais e europeias”.