![](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/themes/publisher/images/default-thumb/full.png)
Adidas diminui número de produtos para melhorar rentabilidade
O grupo alemão Adidas vai proceder a cortes de 25% no número de produtos que oferece, com vista a melhorar a sua rentabilidade. Quem o assegurou foi o presidente executivo da empresa, Herbert Hainer, em declarações ao Frankfurter Allgemeine Zeitung, citadas pelo espanhol Cinco Días.
«Temos demasiados produtos», afirmou Hainer, acrescentando que a Adidas oferece aproximadamente 47 mil produtos diferentes. «20% dos nossos produtos representa 80% da nossa facturação», explicou.
«No futuro haverá uma gama de produtos que serão oferecidos em todos os países», garantiu. Esta medida deverá gerar «economias de escala na produção, e melhorar a rotação dos inventários».
A bola de futebol que será utilizada no Euro 2012, fabricado pela Adidas, é já vendida em todo o mundo, afirma o presidente executivo, a título de exemplo. De acordo com os resultados preliminares dos pedidos, o grupo acredita que este ano antingirá uma facturação recorde, potenciada pelos produtos relacionados com o futebol.
Já os Jogos Olímpicos, ainda que se assumam como uma boa plataforma para os produtos da marca, reconhece Hainer, «não representam, em si, um grande impacto comercial».
A Adidas espera que as suas vendas atinjam os 17 mil milhões de euros e que a sua margem operacional melhore em 11% até 2015, numa altura em que procura superar a líder de mercado, Nike.