Está entre os 3,8 milhões de portugueses que possuem seguro Multirriscos Habitação?
3,8 milhões de portugueses possuem seguro Multirriscos Habitação, um dos dois seguros obrigatórios para quem recorre ao crédito à habitação. Os dados, referentes a 2022, são do estudo Basef Seguros da Marktest e deixam a nu um decréscimo face ao período homólogo do ano anterior.
O estudo revela que os portugueses que possuem seguro Multirriscos Habitação representam 42,4% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos, a percentagem mais baixa desde 2017 (quando a percentagem ficou nos 41,1%), o único ano em que o valor foi inferior ao actual nos últimos dez anos.
Segundo a Marktest, a posse deste seguro é diferenciada segundo a idade, com taxas de penetração bastante abaixo da média junto dos indivíduos mais jovens. A taxa de penetração é mais elevada nos indivíduos entre os 45 e os 54 anos. Também os indivíduos da classe alta e média alta apresentam maior taxa de posse de seguro multirriscos habitação.
Há ainda a salientar as elevadas taxas de penetração deste tipo de seguro junto dos indivíduos residentes nas regiões da Grande Lisboa, Grande Porto e Litoral Centro.