Sustentabilidade deve ser uma preocupação das empresas
Nunca se falou tanto em sustentabilidade como agora. As empresas precisam dar o primeiro passo e ter consciência ambiental e como os seus produtos podem afetar o ambiente. Por outro lado, os consumidores atuais estão mais atentos a estes aspetos e não olham apenas para o preço final de um produto – querem saber como foi feito e que cuidados foram tidos até chegarem às suas mãos.
Consumidores premeiam sustentabilidade
Existem metas ambientais que têm de ser cumpridas até 2030 como a criação de medidas para garantir padrões de consumo e produção sustentáveis, entre outras, em que as empresas terão obrigatoriamente de se debruçar. No entanto, serão sempre os consumidores a ditar muitos desses comportamentos para que as empresas continuem a ser uma opção no momento da escolha. Ainda que faltem alguns anos até às metas de 2030, os consumidores já mostraram que a sustentabilidade é algo que os preocupa quando pensam em adquirir um produto ou serviço, algo que as empresas não podem esquecer se desejarem estar na linha da frente.
Quem são os consumidores atuais
A população ativa são o grupo que mais poder de compra tem na sociedade e é nesse grupo que as empresas se focam para promover os seus produtos, ou serviços. Estes consumidores são pessoas que cresceram em contacto com a internet – a chamada geração Millennial, que está habituada a pesquisar mais sobre um determinado produto antes de o adquirir e, a fazer comparação de produtos oferecidos por diferentes empresas.
Estes consumidores exigentes, facilmente têm acesso aos dados de cada empresa e das medidas de sustentabilidade que estas adotam na conceção dos seus produtos. Isto é válido tanto para produtos físicos, como os produtos de beleza em que existe uma preocupação crescente de que estes sejam Vegan, mas também por empresas que possam oferecer os seus serviços de forma mais sustentável como através do digital, evitando desperdício de recursos.
Porque o digital é tão importante
Não há dúvidas de que a tecnologia evoluiu muito e que a oferta digital é gigante. Desde ofertas de trabalho remoto, entretenimento online, ou comunicação através de redes sociais, o factor físico deixou, em muitas áreas de ser essencial para muitos setores empresariais.
Mas, porque a presença digital pode ser importante para o aumento da sustentabilidade? Na verdade, quando uma empresa deixa de necessitar de um escritório físico, com tudo o que isso implica como os gastos energéticos, o equipamento, infraestruturas, ou o gasto de combustível usado nas deslocações dos seus funcionários e passa a poder oferecer o mesmo tipo de produtos e serviços de modo 100% digital está a poupar recursos e a evitar desperdícios, tornando-se mais sustentável e amiga do ambiente.
Um dos setores pioneiros em passar os seus serviços para o digital, tornando-se mais sustentável foi o entretenimento, nas suas diferentes vertentes. Os casinos, por exemplo, passaram a oferecer casinos em Portugal com apostas online, deixando para trás a necessidade da existência de um espaço físico com gasto de recursos energéticos elevados, os salões de jogos passaram a existir em forma de plataformas de multijogos que oferecem desde jogos clássicos , aos jogos multiplayer mais atuais.
Claro que nem tudo poderá existir apenas na forma digital, mas, sem dúvida que a passagem para o digital nas áreas em que isso é possível é fundamental para um aumento da sustentabilidade, mas também como forma de chegar mais facilmente ao consumidor que opta mais pelo consumo em forma digital.