Reciclar os “monos” lá de casa pode ser tão fácil como ir às compras
“Reciclar electrodomésticos é tão fácil como ir às compras” é um dos motes da nova campanha da APED – Associação de Empresas de Distribuição que quer sensibilizar os portugueses sobre o destino final dos “monos” que estão a ocupar espaço lá em casa, também conhecidos como Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE).
A campanha conta com o apoio das entidades gestoras ERP Portugal, Electrão e E-Cycle e ainda da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direcção-Geral das Actividades Económicas. Estará no ar durante três semanas em rádio e televisão, nas plataformas de comunicação da APED e dos seus associados e alguns pontos de venda.
De acordo com dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em 2021 foram recolhidas cerca de 53.693 toneladas de REEE – 30% da meta de 65% definida pela União Europeia. Para cumprir este valor Portugal teria de recolher 116.334 tonelada, encontrando-se actualmentre entre os países com menor índice de recolha.
No universo de associados da APED são cerca de 1700 os locais disponibilizados para recolha destes equipamentos, para além da recolha gratuita dos equipamentos usados aquando da entrega de novos ao domicílio, e que são um complemento a outros pontos das entidades gestoras. As empresas associadas da APED representaram, em 2022, cerca de 30% do total de REEE recolhidos e tratados pelas entidades gestoras.
«Ainda temos um longo caminho a percorrer e apenas chegaremos aos objectivos nacionais se demonstrarmos como é fácil entregar os equipamentos eléctricos e electrónicos nos locais adequados. A campanha da APED pretende mobilizar os cidadãos para a entrega destes equipamentos nos canais certos com vista a garantir a sua reciclagem, apoiando, assim, a economia circular», diz, em comunicado, Cristina Câmara, directora de Sustentabilidade da APED.