8 dicas para melhorar o sono dos adolescentes no regresso às aulas
A Emma – The Sleep Company inquiriu 385 adolescentes e conclui que 17,5% tem uma hora de deitar pré-estabelecida pelos pais durante a semana escolar, levando a uma média de 19 minutos extra de sono por noite. Consequentemente, estes jovens apresentaram menos fadiga e tiveram menos problemas em manter a atenção durante as aulas.
Desta forma, a marca partilha oito dicas para garantir boas noites de sono neste regresso às aulas:
Vitamina D: Ter níveis baixos de vitamina D pode aumentar a sonolência diurna, diminuir a qualidade do sono e tem sido associado a um maior risco de ter perturbações do sono. Como o regresso às aulas significa mais tempo em casa, tomar um suplemento de vitamina D também pode ser útil para os adolescentes poderem absorver mais esta vitamina.
O jantar deve ser servido no início da noite, pelo menos três horas antes de deitar: não devem ser consumidos alimentos ou bebidas com cafeína durante ou após a refeição.
Pelo menos 30 minutos antes de deitar deve-se desligar todos os aparelhos: a luz produzida pelo ecrã “informa” o cérebro de que é dia.
Evitar “estar” na cama: incutir no cérebro a ideia de que a cama é exclusivamente para dormir.
Os quartos devem ser frios, silenciosos e escuros: para garantir uma experiência de sono propícia, um quarto mais frio resultará num sono melhor e mais longo, enquanto as temperaturas mais elevadas do quarto levam a que as pessoas se mexam mais e tenham mais dificuldade em adormecer.
Estabelecer um ritual para a hora de dormir: leia um livro, tome um banho quente ou oiça música calmante antes de se deitar.
Fazer exercício regularmente: ao praticar actividades físicas, produz endorfinas, que actuam como analgésicos naturais no cérebro e, consequentemente, promovem o sono e reduzem o stress (mas evite fazer exercício demasiado tarde).
Limitar a sesta: a sesta nos adolescentes está associada a um sono mais fraco à noite. No entanto, se o seu filho precisar de dormir a sesta para funcionar bem durante o resto do dia, esta deve durar menos de 30 minutos e, de preferência, ser feita depois do almoço.