Há três faculdades portuguesas no ranking dos melhores mestrados em Gestão
A edição deste ano do ranking “Masters in Management” do Financial Times, que distingue os 100 melhores mestrados em Gestão no mundo, inclui três escolas de negócios portuguesas: a Nova SBE, a Católica Lisbon School of Business & Economics e a Iscte Business School.
Em 15.º lugar, o Mestrado Internacional em Gestão da Nova SBE mantém a posição que já tinha alcançado no ano passado e garante a melhor classificação entre as escolas portuguesas. Para este resultado, muito contribuiu a pontuação obtida no critério “Salário Anual” (médio dos graduados), que regista um aumento de 25% face ao ano anterior, para mais de 104 mil dólares (cerca de 97 mil euros). Também no critério “empregabilidade a três meses”, a escola de Carcavelos regista uma subida de 93% para 97%.
Por sua vez, o International Master in Management da Católica Lisbon School of Business & Economics alcançou a 26ª posição do ranking, um resultado que reflecte uma subida de duas posições face ao ano passado e de 19 lugares em relação ao ranking de há dois anos.
Entre os critérios que contribuem para este resultado, estão a taxa de empregabilidade superior a 90% nos três meses após a conclusão do mestrado, mas também a elevada proporção de professores (40%) e alunos (93%) internacionais, bem como paridade de género nos alunos e professores. A Católica-Lisbon alcançou ainda o top 30 mundial em matéria de ensino para a sustentabilidade (ESG).
Já o mestrado em Business Administration da Iscte Business School subiu da 74.ª para a 62.ª posição do ranking do Financial Times. A escola regista, por exemplo, uma taxa de empregabilidade a três meses dos graduados na ordem dos 90% e uma maioria de alunas do sexo feminino (55%).
O ranking “Masters in Management 2023” do Financial Times baseou-se em 18 indicadores para classificar a qualidade dos mestrados e das escolas de negócios em três principais dimensões: progresso de carreira dos graduados, diversidade da escola e experiência internacional.