50% dos solteiros alvo de linguagem body shaming
Metade das mulheres já recebeu comentários não solicitados (pessoalmente ou online) sobre o seu corpo de pessoas com quem tiveram encontros. Esta é uma das revelações de uma pesquisa do Bumble realizado globalmente a quase 15 mil pessoas solteiras em todo o mundo para compreender melhor como o body shaming afecta as suas vidas.
Nesse inquérito 2 em cada 3 pessoas (62%) afirmaram que é mais provável que as pessoas façam comentários não solicitados sobre o seu corpo online e 83% dos inquiridos consideraram que é mais provável que se sintam fisicamente julgados em encontros do que noutras áreas da vida.
Com a chegada do Verão, uma pesquisa do Bumble revelou que quase metade das pessoas no Bumble (48%) afirmaram que se sentem mais confortáveis com o seu corpo este Verão do que nos anos anteriores, com a maioria (72%) a não deixar que a sua aparência as impeça de desfrutar dos seus planos de Verão. A maioria dos membros do Bumble (68%) confirma que agora se sente mais confortável a vestir o que quer sem se preocupar com o julgamento dos outros.
O Bumble lembra em comunicado que foi a primeira aplicação a moderar explicitamente a linguagem body shaming, continuando a criar um espaço de encontros mais gentil e respeitoso. A aplicação proíbe comentários não solicitados e depreciativos sobre o aspecto, a forma, o tamanho ou a saúde de alguém. “Isto inclui linguagem que pode ser considerada gordofóbica, capacitista, racista, colorista, homofóbica ou transfóbica”, salienta a app. Os perfis do Bumble que incluem linguagem body shaming são moderados, bem como quaisquer comentários do mesmo género que são feitos através da função de chat da aplicação.
A aplicação utiliza medidas de segurança automatizadas para detectar comentários e imagens que vão contra as suas directrizes e termos e condições, que são depois encaminhados para um moderador humano para análise, além de encorajar a sua comunidade a denunciar maus comportamentos.
Para apoiar esta acção, o Bumble actualizou as directrizes para os seus moderadores de conteúdos, de modo a fornecer orientações específicas sobre o body shaming. As pessoas que utilizam linguagem de body shaming no seu perfil ou através da função de chat da aplicação receberão primeiro um aviso pelo seu comportamento inadequado. Se houver incidentes repetidos ou comentários particularmente prejudiciais, o Bumble removerá permanentemente esse utilizador da aplicação. Os moderadores também podem partilhar recursos que se destinam a ajudar o membro a aprender a mudar o seu comportamento para ser menos prejudicial para com os outros no futuro.