Natal de 2023 será mais contido. Consumidores vão cortar nos gastos
O aumento do custo de vida irá continuar a impactar a vida dos consumidores até à época natalícia, altura em que se espera que cerca de dois terços dos britânicos cortem nos custos durante o Natal de 2023.
A conclusão é da plataforma de análise de dados IPA e os dados demonstram que a contenção será mais forte junto dos jovens adultos: 82% dos consumidores entre os 18 e os 24 anos planeia poupar, sendo que há mais mulheres (68%) do que homens com esta ideia.
Além disso, 24% pretende gastar menos em refeições fora de casa e um quinto irá reduzir o número de vezes que vai a bares e clubes nocturnos. Outros sectores onde irá haver menos gastos incluem roupa (23%), presentes para familiares mais afastados (21%) e bebidas e alimentos premium (20%).
Os dados revelam também que quase metade dos britânicos adultos (48%) vai recorrer às poupanças para garantir o Natal de 2023, enquanto 13% pretende usar o cartão de crédito. Um em cada 10 irá utilizar o método buy now, pay later para financiar esta época, número que quase duplica na faixa etária entre os 25 e os 34 anos.