52% dos portugueses não está confortável em falar sobre dinheiro
Falar sobre dinheiro pode ser considerado um tema tabu para muitas pessoas. E, embora a nível global a maioria dos inquiridos se sinta à vontade para falar sobre dinheiro, ainda existe um grupo significativo que não o faz.
Neste sentido, mais de metade dos portugueses inquiridos (52%) não se sente confortável em falar sobre finanças pessoais com outras pessoas, valores que se acentuam com as diferenças geracionais: apenas 27% dos Baby Boomers tem à vontade vs 66% da Geração Z.
As conclusões são do estudo “Money Management Pulse” elaborado pela Klarna, que analisa os principais hábitos de consumidores de 18 países, incluindo Portugal, no que toca à gestão das finanças pessoais no dia-a-dia.
O estudo aponta que 79% dos portugueses tem um elevado interesse no tema, valor acima da média global de inquiridos (70%), e só ultrapassado pelos inquiridos da Grécia (85%). No que toca à fonte de informação, 40% dos americanos inquiridos refere que procura saber junto de influenciadores de redes sociais informação sobre o tema vs 15% dos portugueses, que prefere recorrer a livros e revistas especializadas no tema das finanças pessoais (23%).