SC Braga lança projecto de Fan Engagement com a PluggableAI
A PluggableAI, startup tecnológica, e o Sporting Clube de Braga juntam-se para lançar um projecto que promete revolucionar a forma como os adeptos e simpatizantes se relacionam com a organização desportiva, fazendo com que se sintam parte integrante do dia-a-dia do clube.
Esta parceria, que irá arrancar na época desportiva que se avizinha, aborda a temática do Fan Engagement. Através de soluções tecnológicas da Pluggable, que, por meio de modelos de inteligência artificial e sensores não-intrusivos dos smartphones, concebe, em tempo real, mapas de sentimentos de todo o estádio, é possível perceber como é que os adeptos reagem ao longo do jogo consoante eventos como golos marcados ou decisões de arbitragem, entre outros.
Este projecto surge no âmbito do SCB Innovation Hub, um programa de inovação no âmbito das sportstech que será concretizado em parceria com a Startup Braga, a Universidade do Minho, a Microsoft, a Global Sports Innovation Center e a Uría Menéndez – Proença de Carvalho.
«Este projecto revolucionará todo o processo de sensorização dentro de estádios e pavilhões, permitindo sensorizar cada cadeira do estádio sem se necessitar de um único sensor físico», diz, em comunicado, Bruno Fernandes, CEO da PluggableAI. «Utilizar-se-ão modelos disruptivos de inteligência artificial para inferir a interacção de cada adepto com as vicissitudes de um jogo de futebol ou de uma modalidade desportiva.»