Pais portugueses são dos que mais reconhecem o potencial da tecnologia no ensino
Os encarregados de educação em Portugal são os mais optimistas em relação ao potencial de utilização de tecnologias digitais nas escolas, aqueles que mais defendem a responsabilidade dos estabelecimentos de ensino na difusão de competências digitais e os que mais entendem que a literacia digital deve ser um objectivo-chave de educação nas escolas.
As conclusões são do inquérito “21st Century Parents”, realizado pela Ipsos Germany para a Fundação Vodafone junto de dez mil pessoas em dez países. Os dados demosntram também que os portugueses inquiridos (mil no total) estão entre os que mais reconhecem o potencial da tecnologia digital no ensino e são dos maiores defensores de mais financiamento das escolas para este fim, bem como de mais formação dos professores para que usem ferramentas digitais no ensino.
Contudo, os encarregados de educação de Portugal são também dos que mais consideram que a oferta desta vertente de ensino no seu país é reduzida. Em casa, e embora se considerem utilizadores avançados de tecnologia e sejam dos que mais se preocupam com as crianças quando estão, os encarregados de educação em Portugal também são os que mais reconhecem não ter nenhuma app ou programa para controlar o consumo de conteúdos pelos seus filhos e dos que mais denunciam a falta de empenho das escolas neste combate.