Fundação Ageas e o NoCode juntas pela capacitação digital de mulheres
A Fundação Ageas e o NoCode Institute juntam-se, pelo segundo ano consecutivo, para apresentarem o Descodifica-te, um curso de capacitação digital integrado no programa Escola de Impacto, pensado exclusivamente para mulheres em situações mais vulneráveis ou de transição de carreira. O programa destina-se a todas as mulheres com mais de 18 anos que se encontrem numa situação mais vulnerável, como o desemprego, trabalho precário, lay-off, ou que procurem reintegrar-se no mercado de trabalho.
O programa divide-se em três fases: a primeira sobre a aprendizagem de programação visual e no desenvolvimento de competências pessoais; a segunda sobre a elaboração de um projecto digital e real; e a terceira focada no desenvolvimento de um plano de relançamento de carreira.
«Numa economia tão dinâmica como a que vivemos hoje, as competências que nos garantem mais oportunidades estão constantemente a mudar. No entanto, uma coisa é certa: a digitalização veio para ficar e quem não tiver competências digitais terá mais dificuldades em encontrar oportunidades de emprego que garantam uma boa qualidade de vida. Além disso, este curso é especificamente para mulheres, precisamente porque são o género que menos competências digitais tem e que mais pode beneficiar da autonomia que um emprego neste sector pode proporcionar», explicou João Pedro Machado, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas.
Na primeira edição 63% das participantes tinham trabalho garantido até dois meses depois da conclusão do curso.