EDP, Galp e Jerónimo Martins: o pódio das marcas mais valiosas de Portugal
A EDP continua a ser a marca portuguesa mais valiosa do mercado, registando 2,7 mil milhões de euros. Os dados são da Consultora OnStrategy que apresenta os resultados do estudo anual “100 Marcas Portuguesas Mais Valiosas”.
A análise é feita com base na metodologia de Royalty Relief, em que todas as marcas auditadas e avaliadas têm informação pública de resultados financeiros anuais e indicadores de força de marca.
No pódio encontram-se também a Galp e a Jerónimo Martins, com valores de marca de 1,8 mil milhões de euros e mil milhões de euros, respectivamente. O top 10 completa-se com o Pingo Doce (824 milhões de euros), a MEO (698 milhões de euros), o Millennium bcp (684 milhões de euros), a CGD – Caixa Geral de Depósitos (672 milhões de euros), Continente (668 milhões de euros), EDP Renováveis (529 milhões de euros) e Banco BPI (511 milhões de euros).
Em termos de sectores de actividade, Energia e Retalho/Distribuição representam 38% (cerca de 19% cada) do valor consolidado das 100 marcas portuguesas mais valiosas, Banca 12%, Petróleo e Gás 11% e Telecomunicações 7%, que, de forma agregada, valem cerca de 17 mil milhões de euros.