Erradicar a Hepatite C até 2030? Esta campanha diz que é possível

A empresa farmacêutica Abbvie lançou a campanha “Dois dedos de conversa”, que tem como objectivo incentivar os portugueses a participarem na testagem à Hepatite C e contribuir assim para erradicar a doença no País nos próximos sete anos.

No âmbito desta campanha, a Abbvie estabeleceu parcerias com diversas organizações de base comunitária que realizam o rastreio, numa acção que decorrerá até Dezembro. A campanha, que conta com criatividade da agência Triunfo Sudler Portugal, arrancou com a colocação de mupis pela cidade de Lisboa, de forma a “facilitar a informação e consciencialização da doença junto dos portugueses”.

Além dos mupis, a campanha “Dois dedos de conversa” decorre também no meio online, através da plataforma quemvecarasnaoveinfecoes.pt, onde os portugueses podem consultar os diversos pontos de testagem gratuita espalhados pelo País, bem como ter acesso a mais informações sobre a doença. A empresa farmacêutica prevê ainda a realização de encontros com especialistas de saúde onde estarão em discussão diversos estudos sobre a Hepatite C.

«Esta nova campanha é extremamente focada em realizar testes de rastreio e prevenção da doença, mas principalmente sensibilizar que a Hepatite C pode ter cura. O doente diagnosticado deve procurar ajuda médica em caso de teste positivo, de modo a obter o respectivo tratamento. Estamos alinhados com as metas governamentais e tudo faremos ao nosso alcance para alertar os portugueses face a esta doença extremamente silenciosa, mas que ainda assim se for diagnosticada pode ter cura», afirma em comunicado Ana Sofia Alaiz, Public Affairs & Care manager da Abbvie.

Segundo os últimos dados recolhidos pela Associação Portuguesa de Gastrenterologia, em Portugal ainda existem mais de 40 mil pessoas infectadas com Hepatite C, sendo que cerca de 80% não sabem que o estão.

Artigos relacionados