Mercadona já gerou mais de 4 mil milhões de euros em vendas e 55 mil empregos em Portugal
Foi há quatro anos que a Mercadona chegou a Portugal, propondo-se a expandir em território nacional a cadeia de supermercados espanhola, que constituiu a empresa portuguesa Irmãdona Supermercados para operar no País.
O Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Universidade do Minho e o Ivie (Instituto Valenciano de Investigaciones Económicas) elaboraram um relatório sobre os impactos económicos gerados em Portugal pela empresa. As conclusões demonstram que a Mercadona gerou vendas de 4.422 milhões de euros em toda a cadeia de produção.
O impacto económico acumulado da actividade da cadeia de supermercados entre 2019 e 2022 foi de 1.296,8 milhões de euros em termos de rendimentos, período em que foram gerados 726,5 milhões de euros em impostos para a economia portuguesa e criados 55.655 postos de trabalho directos, indirectos e induzidos.
Os dados revelam que só em 2022, a actividade da Mercadona gerou 480,9 milhões de euros de receitas, 18.600 postos de trabalho e 263,2 milhões de euros de receitas públicas. O volume de vendas gerado pela Mercadona no tecido produtivo português em 2022 está estimado em 1.477 milhões de euros.
Além disso, a marca contribui com 9 euros para a economia portuguesa por cada euro de receitas geradas nas suas lojas (salários, rendas e lucros). Da mesma forma, por cada posto de trabalho criado na Mercadona são criados 5,3 empregos no País. Em termos de impacto fiscal, cada euro efectivamente suportado pela Mercadona traduz-se em 14,5 euros de receita fiscal para os diferentes níveis das administrações públicas portuguesas.
A nível regional, a expansão da Mercadona também está a ter um impacto significativo. A abertura de supermercados em cidades de média dimensão, como Figueira da Foz ou Marco de Canaveses, à escala portuguesa, está a permitir a fixação da actividade nestes municípios, evitando a transferência de rendimentos e de emprego para outras cidades próximas, refere o relatório.
Desde 2019, a Mercadona já conta com 41 supermercados em 10 distritos (49 até ao final deste ano), mais de 3.500 trabalhadores em Portugal, 1 bloco logístico operacional na Póvoa de Varzim e outro em construção em Almeirim. Adicionalmente, a empresa tem mil fornecedores portugueses aos quais comprou 789 milhões de euros em 2022.