Portugal considerado o país mais gay-friendly para visitar e viver
De acordo com um estudo realizado pela plataforma online de reservas Park Sleep Fly, Portugal está no topo dos países mais seguros para o público LGBTQIAP+.
O estudo levou em conta factores com a qualidade e segurança dos alojamentos (no caso dos turistas), opções noturnas para a comunidade LGBTQIAP+, mas também a estratégia de políticas públicas para a não discriminação, a segurança nas ruas, entre outros.
A cidade de Lisboa garantiu o primeiro lugar no ranking das 10 melhores cidades para viver e fazer turismo, com uma pontuação de 7,35 valores em 10. Já Porto ficou em segundo lugar, com uma pontuação de 6,98 valores.
“Lisboa é conhecida por ser uma cidade gay-friendly, sobretudo desde 2010, quando Portugal se tornou o sexto país europeu a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O clima agradável, a beleza natural, as praias, a cultura e as peles morenas são excelentes atracções para o turista LGBT”, salienta a agência Queissada, que cita o estudo da plataforma norte-americana. Num artigo assinado ainda por Maicon Paiva, fundador do Espaço Recomeçar, a agência brasileira de RP refere ainda os eventos e festas para este público, sendo o maior o festival de cinema Queer Lisboa, em Setembro, além do Arraial Pride, em Junho.
Já em relação ao Porto, a agência sublinha que “durante todo o mês [de Junho], diversas festividades dão cor às ruas a oferecer amor, felicidade e o respeito que a comunidade LGBTQIAP+ pede.”
O top das cidades mais seguras para o público LGBTQIAP+ inclui ainda Colónia (Alemanha), Brighton (Reino Unido), Amesterdão (Holanda), Bristol (Reino Unido), Dublin (Irlanda), entre outras.