Estes jogos ajudam a exercitar o cérebro (e são gratuitos)

A empresa farmacêutica Biogen lançou um conjunto de cinco jogos cerebrais gratuitos, pensados para que pessoas que vivem com Esclerose Múltipla possam exercitar a memória e a concentração, de forma divertida.

Os jogos estão disponíveis na aplicação móvel Cleo, que pode ser descarregada para iPhone ou Android. Assim, para jogar, basta instalar a app e escolher um dos novos jogos: o “Toca a fazer contas”, em que o desafio é contar letras, sílabas e vogais de palavras em contra-relógio; ”Olha o passarinho”, onde o jogador tem de encontrar todos os rostos sorridentes no menor tempo possível; “Faz a correspondência”, em que o objectivo é organizar objectos por padrões; “Lembra-te de mim”, um jogo para memorizar formas; e “Localizador isolado”, em que a concentração é posta à prova enquanto o jogador é incentivado a localizar formas específicas perante diversos estímulos.

Em cada um destes jogos, os utilizadores são desafiados a melhorar a sua pontuação, podendo alcançar os diferentes níveis de classificação, que vão desde o nível principiante ao de grão-mestre.

«É importante estimular o cérebro para exercitar as suas capacidades e mantê-lo saudável. E a tecnologia ajuda-nos nisso, uma vez que torna possível a criação de jogos dinâmicos e atractivos, que estimulam a memória e concentração, enquanto alguém pratica uma simples actividade no telemóvel ou computador. Foi por isso que investimos nesta nova funcionalidade. Queríamos ajudar as pessoas que vivem com Esclerose Múltipla a exercitar o seu cérebro, mas também outros utilizadores que queiram, de uma forma divertida, manter o seu cérebro mais saudável», refere em comunicado Anabela Fernandes, directora-geral da Biogen Portugal.

Artigos relacionados