EDP abre loja pop-up em Espanha com “objectos que ninguém quer” vindos do mar
Dá pelo nome de Backwash e apresenta-se como a primeira loja pop-up do mundo que expõe os objectos que ninguém quer, resgatados do oceano após uma limpeza subaquática realizada na costa de Sesimbra, em Portugal, com o apoio da EDP.
Um computador portátil, um tambor de máquina de lavar, um triciclo ou um boneco Darth Vader são alguns desses artigos invulgares reunidos numa selecção que está agora em exposição numa loja temporária na Gran Vía, no centro de Madrid, até ao próximo dia 30 de Junho.
Com o objectivo de sensibilizar para a necessidade de agir para proteger o planeta e combater as mudanças climáticas, esta iniciativa atribuiu um novo nome a cada um desses objectos e um valor simbólico, como se fosse uma etiqueta de preço. No entanto, esse valor não indica o custo do objeto para o cliente, mas sim para o planeta – ou seja, o número de anos necessários para se decompor.
Todos os objectos recolhidos também podem ser visitados online na loja virtual Backwash, bem como os valores associados a cada um e que se podem converter em doações para fins solidários – o valor total arrecadado será doado para a organização não-governamental The Ocean Cleanup, que desenvolve e utiliza tecnologias avançadas para remover o lixo de plástico dos oceanos em todo o mundo.
No espaço físico, os visitantes poderão também conhecer várias iniciativas relacionadas com a protceção dos oceanos que ocorreram nas últimas semanas, juntamente com organizações comprometidas com essa causa. Incluem-se o Projeto Libera, com o qual a EDP também colaborou recentemente numa nova acção de limpeza marinha realizada em mais de 30 locais em Espanha, sob o lema “Escolher o oceano significa escolher a Terra”.