90% das crianças portuguesas diz que fazer desporto aumenta a sua confiança
A quase totalidade das crianças (98%) inquiridas no novo estudo da UNICEF Portugal e da Direcção-Geral da Educação revela que fazer desporto as faz sentirem-se bem. Elas destacam emoções como alegria (68%), entusiasmo (59%) e satisfação (39%). Além disso, 90% das crianças relata que as actividades desportivas aumentam a sua confiança, e 78% afirma que a prática desportiva tem um impacto positivo na redução da ansiedade.
As crianças salientam ainda o desporto lhes permite superar dificuldades e limites (97%) e melhorar as relações e o trabalho em equipa com os colegas (93%). Para promover o seu bem-estar emocional e psicológico nas aulas e outras actividades desportivas, 88% das crianças sugere estratégias para lidar com a ansiedade e o medo através do desporto e 81% pede o uso de técnicas de relaxamento.
«Os efeitos negativos no bem-estar físico e mental e no equilíbrio emocional das crianças portuguesas resultados da pandemia ainda não foram totalmente recuperados. É fundamental continuar a investir de forma contínua e sustentada para melhorar a saúde mental das crianças e jovens em Portugal», afirma, em comunicado, Beatriz Imperatori, directora executiva da UNICEF Portugal.
O inquérito, realizado durante os meses de Março e Abril de 2023, envolveu 626 crianças, com idades entre 12 e 13 anos. Do total de participantes, 309 eram raparigas (49%), 307 rapazes (49%) e 10 crianças optaram por não identificar o seu género (2%).