Tem passe Navegante e mora em Lisboa? Pode usar as bicicletas Gira gratuitamente

Os residentes em Lisboa com passe Navegante já podem utilizar a rede de bicicletas Gira de forma gratuita. Para terem acesso ao serviço, os utilizadores precisam apenas de ter uma conta na app Gira e um cartão Navegante com passe mensal activo.

No caso dos jovens até aos 23 anos e dos maiores de 65 de idade, esta associação pode ser feita automaticamente na app Gira. Os residentes (com domicílio fiscal em Lisboa) com idades entre os 24 e os 64 anos podem pedir um passe gratuito num dos pontos de atendimento EMEL (Loja do Cidadão das Laranjeiras, Loja do Cidadão do Saldanha ou Loja CML do Campo Grande).

Hoje são também inaugurados seis novos pontos de acesso, aumentando para 146 o número de estações Gira, num total de 2.873 docas de estacionamento. Desde o lançamento desta rede de bicicletas públicas, em 2017, já se realizaram quase 9 milhões de viagens. Actualmente, estão disponíveis cerca de 1600 bicicletas, a grande maioria eléctrica.

«A integração da Gira no Navegante tem em vista a promoção do uso de modos suaves e da utilização do transporte de público enquanto forma de deslocação na cidade. Mais de 50% dos residentes em Lisboa vive a menos de 10 minutos a pé de uma estação Gira. A EMEL está empenhada na continuação da expansão da rede, contando chegar a todas freguesias até ao final do mandato. No curto prazo queremos duplicar a frota existente», afirma, em comunicado, Carlos Silva, presidente da EMEL.

Artigos relacionados