Novo boutique hotel pretende ser um refúgio de natureza no Porto
“Um mini oásis urbano, rodeado de história, cultura e arte”. É desta forma que a Sonae Capital descreve o novo The Editory Garden Porto Hotel, a quinta unidade hoteleira detida pela empresa na cidade Invicta.
Localizada no nº 35 da Rua da Firmeza, na Baixa do Porto, o The Editory Garden Porto Hotel é um boutique hotel que conta com 48 quartos, um restaurante e um jardim privado. O projecto resulta de um investimento de 10 milhões de euros.
De acordo com a Sonae Capital, este boutique hotel foi pensado para ser um “refúgio na natureza, em meio urbano”, além de “respeitar a harmonia com os edifícios históricos que o circundam” e de primar pelo compromisso com a sustentabilidade. Este posicionamento é materializado num conjunto de espaço arejados marcados por tons neutros que “dão lugar de destaque à vegetação envolvida por madeiras claras, texturas naturais, luzes amenas e materiais sustentáveis”. É o caso do jardim privado, que convida a relaxar debaixo da pérgula em madeira com vegetação suspensa.
Os 48 quartos estão divididos em quatro tipologias: 22 quartos twin, 24 quartos duplos, uma suite e um quarto adaptado para mobilidade reduzida. Em termos decorativos, três estações do ano (Primavera, Verão e Outono) dão o mote para três diferentes blocos de quartos, que se diferenciam assim pelas cores, texturas e elementos decorativos que remetem para diferentes sensações de espaço e de tempo dentro do hotel.
Quanto ao restaurante, disponibiliza pratos à base de plantas que reflectem as estações do ano, os seus sabores e aromas. O espaço tem capacidade para 80 lugares (48 no interior e 32 no exterior), estando ainda aberto, durante todo o dia, um bar com uma carta de sumos naturais, infusões, cocktails e vinhos inspirados no tema da natureza.
Nas áreas comuns, como o lobby, é ainda possível desfrutar da arte da artista Teresa Rego, que mostra uma “celebração da natureza em ilustrações coloridas que se afirmam em dicotomia com o cinzento da cidade”.
O The Editory Garden Porto Hotel resulta de uma parceria entre a PCInvest (enquanto developer) e a The Editory Collection Hotels, detida pela Sonae Capital. O projecto de arquitectura foi assinado por Miguel Cardoso, enquanto gestão de projecto e o design de interiores estiveram a cargo da Sonae Sierra – Paracentro, S.A.