Novo iPad pulveriza recorde de vendas no lançamento
A Apple vendeu mais de três milhões de unidades do seu tablet de terceira geração, denominado simplesmente “iPad”, nos primeiros quatro dias. O antecessor, o iPad 2, precisou de 80 dias para alcançar estes números.
O novo tablet da Apple,que foi lançado na passada sexta-feira em 10 países, incluíndo Estados Unidos, Japão, Alemanha e Reino Unido, atingiu assim no fim-de-semana de estreia o “lançamento de iPad mais forte de sempre”, segundo anunciou ontem Phil Schiller, director do departamento de Marketing da Apple, citado pelo Financial Times.
De acordo com a publicação britânica, o modelo anterior, o iPad 2, comercializou 300 mil dispositivos no primeiro dia. Ao contrário do modelo mais recente, o iPad 2 foi, no ano 2010, lançado em exclusivo no mercado norte-americano, e só 15 dias depois chegou a outros mercados, o que ajuda a explicar a discrepância nas vendas dos dois modelos.
Esta sexta-feira, o novo iPad chega às prateleiras de 24 países, incluíndo Portugal. O tablet de terceira geração da empresa sediada em Cupertino, Califórnia, apresenta como principais novidades um processador de quatro núcleos, denominado A5X, o acesso a redes móveis 4G LTE (funcionalidade que não estará disponível, pelo menos por enquanto, na Europa), e um ecrã de 9,7 polegadas com tecnologia Retina Display, que lhe confere quatro vezes mais pixels que o modelo anterior.
O novo iPad prepara-se assim para assumir um papel de destaque no portefólio daquela que é a cotada mais valiosa do mundo. Ontem, a Apple anunciou o pagamento, pela primeira vez desde 1995, de dividendos pelos seus accionistas (2,65 dólares por acção), para além de um programa de recompra de acções. Com estas medidas, a tecnológica americana estima redistribuir cerca de metade (45 mil milhões de dólares) do seu balanço, avaliado em 97,6 mil milhões de dólares (cerca de 74 mil milhões de euros).