Obras de Bordalo II chegam às ruas de São Paulo
As criações do artista português Bordalo II chegam à cidade brasileira de São Paulo na estreia a solo do criador. Além da exposição “Bicho Homem” que apresenta cerca de 40 obras na Usina Luis Maluf, outras criações do artista e activista estão espalhadas em diferentes lugares da localidade.
Nos seus trabalhos, Bordalo tem uma abordagem crítica relativamente ao consumo excessivo das sociedades atuais. “Bicho Homem” explora este tema focando-se nas consequências destas dinâmicas de consumo que, para além do peso ambiental, têm um grande impacto na organização do espaço que se tornou o seu habitat – as cidades – e no papel que cada um de nós ocupa nesse espaço.
«Quando pensamos nestes animais somos imediatamente remetidos para um universo mais puro e natural – aquele que no nosso imaginário nos aparece espontaneamente como o lugar natural dos animais. Se aplicarmos essa mesma perspectiva à raça humana, qual será o ambiente que lhe é mais natural, onde o homem existe de forma mais pura? Aquele onde o homem permaneceu mais próximo da natureza e vive em maior harmonia com ela – como acontece ainda com alguns povos indígenas – ou aquele que, contrariando a natureza, a sua e a do planeta, habita uma realidade artificial que construiu para si e da qual se tornou escravo?», questiona Bordalo II.
Assim, o visitante pode conhecer e aprofundar o trabalho desenvolvido por Bordalo II que, para além das cerca de 40 obras, traz uma escultura autoportante, algumas em vídeo e outras com elementos esculpidos em cerâmica. Todas são compostas por objectos descartados, organizados de maneiras diferentes e que criam texturas e contextos diferenciados consoante a mensagem mais específica que o artista quer passar ou consoante a série em que cada peça se insere.