iServices: Serviço focado no cliente
Responsabilidade, rapidez, qualidade e relacionamento. São estes os pilares-base associados à iServices. Num mercado altamente competitivo como é o da reparação de equipamentos electrónicos, a iServices já deu provas que o cliente é a sua principal prioridade. Para esta empresa nacional, o serviço iServices significa muito mais do que apenas reparar o equipamento. Trata-se de proporcionar ao cliente a melhor assistência possível a todos os níveis. Vânia Guerreiro, directora de Marca e Comunicação da iServices, fala-nos do posicionamento actual da marca, das perspectivas e dos objectivos a curto e a longo prazo.
Qual o balanço de mais de uma década de actividade?
Actualmente, estamos a atravessar uma boa fase de crescimento, pelo que temos vindo a registar um aumento no nosso volume de facturação, com percentagem de incremento sempre superior a dois dígitos ao ano. Apresentamos uma tendência de crescimento sustentado há alguns anos, fruto da enorme qualidade e da excelência de todos os profissionais da iServices. Estando cientes das incertezas inerentes aos desafios globais, e por isso manteremos o foco para continuarmos a dar o nosso melhor e a superar as expectativas. Temos uma equipa muito coesa e qualificada, que nos permite assegurar com confiança o melhor e o mais rápido serviço de reparação multimarca existente no mercado.
Quais os aspectos diferenciadores da iServices?
O mercado em que actuamos é muito competitivo em todas as categorias, mas a concorrência fez sempre parte do nosso contexto. Uma concorrência saudável é benéfica para o consumidor, que passa a fazer as suas escolhas não só de acordo com padrões de qualidade, mas também com base nos factores de diferenciação do atendimento e no seu nível de identificação com os valores da empresa. Os nossos clientes são exigentes, ambientalmente conscientes, e sabem o que é melhor quando procuram acessórios para os seus equipamentos. Na iServices garantimos sempre a melhor experiência nas nossas lojas, pois é aí que temos a oportunidade de fidelizar os clientes, e contribuir positivamente para a reputação e credibilidade da nossa marca. As nossas lojas são espaços harmoniosos, equilibrados e luminosos com uma organização sofisticada da exposição e procuramos sempre oferecer um sortido, no segmento tecnológico, adaptado às principais novidades e inovações que vão surgindo.
De que forma evoluiu o cliente típico deste tipo de serviços?
Estamos conscientes que os clientes são cada vez mais exigentes, conscientes, e sabem o que é melhor quando procuram reparar os seus equipamentos ou quando procuram adquirir equipamentos recondicionados. Por este motivo, procuramos sempre, em primeiro lugar, que as nossas lojas físicas sejam espaços harmoniosos e equilibrados. Somos também muito criteriosos ao nível da experiência sensorial, como estratégia focada em estimular os cinco sentidos do nosso cliente, sempre que o mesmo entra numa das nossas lojas. Por esta razão, todas as lojas físicas da iServices proporcionam uma atmosfera única, muito luminosa com um ambiente exclusivo, quer ao nível visual e musical, quer na experiência olfactiva que é automaticamente reconhecida e, cujo aroma – igualmente exclusivo da iServices – faz parte integrante do nosso portefólio de produtos desde final do ano passado. Foi a forma que encontrámos de dar resposta aos vários pedidos dos clientes que nos questionavam sobre o aroma presente nas nossas lojas. Por este motivo, no final de 2022 e de forma a elevarmos a nossa estratégia de comunicação sensorial, concebemos um ambientador da nossa marca própria, com a fragrância exclusiva, que está disponível nas opções em mikado ou em spray. Este produto, em particular, foi o resultado de um ano de desenvolvimento e é um dos nossos actuais best-sellers.
Há uma maior procura pelos canais online desde a pandemia?
A nossa loja online viu a sua performance aumentar, exponencialmente, durante os períodos de confinamento. Porém, mesmo após terminar essa fase os números continuaram a crescer, pois soubemos consolidar a presença online da iServices através de diferentes canais. Por isso, a iServices encontra-se constantemente a testar e a melhorar todos os seus pontos de contacto. Nunca nos posicionámos como uma simples loja de equipamentos electrónicos e de telecomunicações ou de informática. Implementámos um conceito de assistência técnica 360º e criámos algumas premissas que eram, até então, inexistentes no mercado, tal como, a de garantia vitalícia e as reparações na hora – com períodos máximos de 20 a 30 minutos – em todos os smartphones e tablets. A nossa loja online tem vindo igualmente a evoluir e a inovar, para dar resposta de forma permanente às transformações do mercado. Considero, por isso, que temos sido sempre pioneiros a entregar respostas inovadoras às necessidades mais prementes da nossa tipologia de clientes. Através da nossa loja online e dos vários marketplaces onde comercializamos equipamentos recondicionados, já somos um player de referência, não só em Portugal, onde lideramos o mercado, mas também em alguns dos principais países da Europa, nomeadamente em Espanha, França, Itália e Alemanha.
Como está a evoluir a vossa gama de marca própria?
Todos os meses apresentamos novidades e artigos inovadores aos nossos clientes. Este segmento de mercado é extremamente dinâmico, pelo que estamos conscientes que temos de oferecer sempre um portefólio competitivo e inovador. Actualmente, dispomos de mais de 1100 referências que são renovadas de forma permanente em função das inovações tecnológicas.
A linha iServices apresenta também inúmeros gadgets de qualidade superior com preços acessíveis, tais como smartwatches disponíveis em modelos desportivos e clássicos, garrafas térmicas, vasos inovadores que possibilitam a todos terem as suas próprias hortas com sementeiras inteligentes, entre muitos outros, sempre em linha com o nosso compromisso de sustentabilidade ambiental e a minimização do lixo electrónico. Na iServices, estamos muito empenhados em tornar o nosso sector mais circular e garantir que todos os electrónicos de consumo possuem uma segunda vida.
Qual a estratégia de abertura de novas lojas para o futuro?
Ao longo deste ano vamos prosseguir com o nosso plano de abertura de novas lojas físicas em cidades onde ainda não prestamos serviço na hora. Prevemos abrir este ano mais 10 lojas em Portugal e nove lojas na Europa Central. Em Portugal, o nosso objectivo passa por chegar, primeiramente, a todos os distritos nos quais ainda não temos uma presença física. Gradualmente, queremos vir a estar presentes em todas as principais cidades do país. É importante referir que todas estas aberturas representam também a criação de novos postos de trabalho e, por isso, temos a decorrer processos de recrutamento em todas estas localidades.
Que novos internacionais estão a explorar?
Temos previsto a abertura de mais nove lojas na Europa Central, ainda no decorrer de 2023. Actualmente já exportamos os nossos produtos para diversos países europeus, nomeadamente, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Itália, através dos diferentes marketplaces onde estamos presentes através do nosso negócio online.
Por esta razão, vamos continuar a avaliar as oportunidades noutros marketplaces e desta forma chegar, cada vez mais, a outros países europeus. Por outro lado, estamos focados em expandir internacionalmente a nossa marca através dos nossos serviços de reparação de smartphones, tablets e computadores. Este tipo de serviço implica, necessariamente, a abertura de lojas físicas. Vamos começar pelos países nos quais já estamos presentes através do nosso negócio online.
Quais os objectivos para 2023?
Para este ano temos a ambição de crescer significativamente, e para isso temos vários horizontes, quer a nível nacional, quer no plano internacional. Acima de tudo, a iServices irá continuar a desenvolver soluções focadas na proximidade com os clientes, prestando um serviço de excelência e merecedor da escolha de todos. Iremos prosseguir com a abertura de novas lojas físicas em cidades onde ainda não prestamos serviço na hora, com o intuito de nos aproximarmos cada vez mais dos nossos clientes. Simultaneamente, vamos continuar a desenvolver o negócio online e pretendemos continuar a expandir a nossa oferta a novos países. O objectivo é chegar mais longe, com base nos nossos preços competitivos, no que respeita ao negócio dos equipamentos recondicionados. Queremos também expandir a nossa oferta nos produtos de marca própria: capas, colunas de som, powerbanks, mochilas e outros acessórios ou gadgets.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer.