24 bolas da liga portuguesa de basquetebol vão ser transformadas em arte
O que têm a Liga Betclic e a Underdogs em comum? Um projecto que junta arte, desporto e economia circular, com o objectivo final a reabilitação de campos de basquetebol públicos – o Art Dunk. Esta iniciativa tem assinatura da Betclic Collective, uma incubadora de projectos de economia circular que procura causar impacto social positivo através do desporto.
Todos os anos, inúmeras bolas utilizadas em jogos dos campeonatos da liga portuguesa de basquetebol são descartadas por motivos regulamentares – já que as bolas de jogo têm de ser renovadas a cada ano.
É nesse seguimento que surge o Art Dunk: 24 bolas foram entregues a 12 artistas escolhidos pela Underdogs para que fossem transformadas em obras de arte. Hélio Bray, Mariana A Miserável, Fiumani, Kruella D’Enfer, Tamara Alves são alguns dos nomes que aceitaram o desafio.
O resultado final deste “afundanço criativo” será desvendado em Maio, altura em que as obras serão apresentadas e colocadas à venda online. A receita gerada com as vendas irá reverter, na sua totalidade, para a requalificação de um campo de basquetebol público.
«Com o Art Dunk queremos mostrar a importância de se investir no acesso ao desporto, à cultura e em projectos de economia com impacto positivo para toda a sociedade através do desporto – respeitando, aliás, a origem da Betclic Collective e respeitando o pilar que sustenta o seu funcionamento», comenta, em comunicado, Pureza Sousa, country manager da Betclic em Portugal. «O convite para trazer os artistas mais solicitados e reputados do momento para participarem connosco é uma forma de ampliar esta mensagem, unindo a cultura urbana à modalidade. Estamos confiantes de que todas as peças serão vendidas e desejamos que, quem sabe, o campo que iremos reabilitar, seja o primeiro palco onde brilhará o próximo Neemias Queta.»