Campanha da L’Oréal Paris contra o assédio em locais públicos chega a Portugal
A Semana Internacional Contra o Assédio em Locais Públicos celebra-se até ao próximo dia 23 de Abril e ao longo desta semana a L’Oréal Paris irá activar uma campanha digital em Portugal com o mote “O Assédio em Locais Públicos não é uma brincadeira”.
A iniciativa vai contar cinco perfis de influenciadoras digitais, como Mel Jordão, Inês Mocho, Clara Não, Yolanda Tati e Catarina Rochinha que sensibilizarão para a situação de Assédio em Locais Públicos e comunicarão sobre o programa e formação Stand Up – Contra o Assédio em Locais Públicos, criado pela marca de cosmética.
Foi também elaborado um estudo de impacto social sobre o efeito positivo no dia-a-dia das pessoas que realizaram a formação do Stand Up – Contra o Assédio em Locais Públicos. Os dados revelam que o programa deu poder às pessoas que realizaram a formação, dando-lhes as ferramentas certas para caminharem confiantes na rua. Os participantes dizem estar agora mais aptos a identificar o assédio em locais públicos e a sentir-se mais preparados para intervir do que a população em geral.
Entre as principais conclusões estão também:
- 97% dos participantes da formação sente-se mais capaz de intervir quando testemunha casos de assédio em locais públicos do que antes da formação.
- Mais de 9 em cada 10 participantes estão convencidos de que poderiam fazer pelo menos uma ação para combater o assédio em locais públicos se o testemunhassem (em comparação com 67% da população em geral).
- Após a formação, os participantes que pessoalmente sofrem de assédio em locais públicos tendem a sentir-se menos vulneráveis (19%), assustados (20%), desconfortáveis (46%) e ansiosos (25%) do que antes da formação.