Cross Sponsorship: a melhor forma de impulsionar um negócio
Por Raquel Correia, head of Marketing & Commercial do LACS
Num mercado cada vez mais competitivo e exigente, é imperativo que se encontrem novas formas de amplificar os negócios e as empresas. O extra mile está no contacto com novos públicos – não os da sua empresa, mas os de uma empresa potencialmente parceira – que de outra forma não seriam alcançados.
Dessa necessidade, surge o conceito de “cross sponsorship”, que consiste na realização de parcerias estratégicas, entre duas ou mais empresas, resultando num crescimento mútuo, beneficiando sempre o consumidor. Este casamento perfeito entre as marcas pode ser formado entre negócios locais, startups ou grandes multinacionais. O objetivo é criar uma sinergia entre empresas, combinando o que cada uma tem de melhor.
Estas parcerias podem ser bastante vantajosas para os stakeholders, pois permitem que negócios com diferentes áreas de expertise e públicos-alvo distintos se unam, contribuindo para o desenvolvimento do modelo de negócio e aumento de leads e vendas de ambas as partes. Esta tática promove a partilha de inputs, do know-how, de investimento de capital, de uma carteira de clientes, entre outros elementos. Deste modo, é possível, por exemplo, que um negócio que atue num determinado campo se expanda para outro tipo de mercado e obtenha clientes que, à partida, não constituem a sua audiência, aumentando, assim, o seu reach e potencialmente os seus resultados.
Por essa razão, é muito importante que os parceiros defendam os mesmos valores e que haja uma excelente comunicação entre si, para atingirem os objetivos definidos da forma mais eficaz. O core value dos dois parceiros tem de ser avaliado numa decisão de parceria estratégica porque, por exemplo, se uma empresa valoriza a sustentabilidade ambiental e o potencial parceiro é uma petrolífera ou gasolineira, a parceria vai impactar negativamente a imagem que os clientes da primeira empresa têm e, ao contrário do intuito do cross sponsorship, vai afastar uma grande parcela dos clientes.
Não basta efetivar parcerias, é preciso estudar se farão sentido. Daí que se sugira que as marcas sejam complementares a nível de valores e crenças.
Este tipo de associação entre empresas favorece, igualmente, os consumidores. Uma vez que a satisfação do cliente é um dos fatores cruciais para o sucesso de um negócio, é rara a ocasião em que este não se encontra beneficiado quando falamos de cross sponsoring.
Seja por meio de descontos ou oferta de um serviço específico, uma parceria estratégica permite aos parceiros proporcionar ao consumidor uma melhor customer experience com os seus produtos.
Não obstante, a competitividade é um aspeto que persistirá no mundo corporate. Porém, ao aliar-se a um sponsor, a sua empresa irá destacar-se da concorrência. Um fator que o diferencie é sempre apreciado pelo público e, muitas vezes, é aquilo que mantém o engagement e a fidelização dos clientes. Por esse motivo, é fundamental eleger um parceiro que, de facto, possa contribuir de forma inovadora para o seu negócio.
À medida que novas empresas vão surgindo, é essencial que os negócios acompanhem as rápidas mudanças e tendências do mercado. O cross sponsorship é um ótimo veículo do qual podem usufruir para cozinhar a sua fórmula para o sucesso, de forma vantajosa para todas as partes envolvidas