Fundação Bial tem 300 mil euros para projectos de investigação biomédica
Já arrancou a terceira edição do “Bial Award in Biomedicine”, prémio internacional promovido pela Fundação Bial com o objectivo de distinguir trabalhos de investigação na área biomédica. O vencedor terá direito a receber um prémio de 300 mil euros.
As candidaturas para edição deste ano decorrem até 30 de Junho, sendo que se podem candidatar projectos de investigação biomédica, publicados nos últimos 10 anos, sobre qualquer tema relacionado com esta área, desde que “representem um trabalho com resultados de excecional qualidade e relevância científica”.
Contudo, não serão aceites autonomeações. Os candidatos terão quer ser nomeados pelos membros do júri, pelos elementos do Conselho Científico da Fundação Bial, por anteriores premiados, sociedades científicas, directores de faculdades de medicina, directores de institutos de investigação ou de prestigiadas academias, bem como por “investigadores altamente qualificados”. O vencedor será escolhido por um júri independente e internacional, presidido por Ralph Adolphs, professor de Psicologia, Neurociência e Biologia no Caltech – Instituto de Tecnologia da Califórnia.
«Este prémio pretende sobretudo mobilizar a comunidade científica a partilhar, através de nomeação, trabalhos relevantes de investigadores de todo o Mundo, com vista a reconhecer as mais importantes descobertas científicas na área biomédica», afirma em comunicado Luís Portela, presidente da Fundação Bial.
Na última edição do prémio, em 2021, foi distinguido um artigo publicado na revista Nature, em 2017, sobre a tecnologia mRNA, usada nas vacinas da Pfizer-BioNTech e da Moderna, para prevenir a Covid-19.